Logo ZéNewsAi
Logo ZéNewsAi
  • Home
  • Entretenimento
  • Política
  • Brasil
  • Internacional
  • Economia
  • Futebol
  • Games
  • Notícias

  • Home
  • Sobre
  • Últimas Notícias
  • Contato
  • Política de Privacidade

Copyright © 2025 ZéNewsAi - Todos os direitos reservados.

  1. Home
  2. Direitos Humanos
  3. 19 anos da Lei Maria da Penha: “Mulher com medida protetiva não morre”, alerta promotora sobre importância da denúncia

19 anos da Lei Maria da Penha: “Mulher com medida protetiva não morre”, alerta promotora sobre importância da denúncia

A mudança cultural representa o principal obstáculo no enfrentamento da violência contra a mulher, segundo Érica Canuto.

Por: Redação ZéNewsAi

07/08/2025 12:27

3 min de leitura

(Imagem de reprodução da internet).

Na quarta-feira (7), celebram-se 19 anos da Lei Maria da Penha. Reconhecida pela Organização das Nações Unidas (ONU) como uma das três melhores legislações do mundo no combate à violência doméstica, a norma é vista como um marco na proteção dos direitos das mulheres no Brasil. Contudo, o machismo estrutural dificulta a plena aplicação da lei.

“Estamos há 19 anos com uma lei que mudou completamente a história que era contada sobre a violência doméstica e familiar contra a mulher”, afirma Érica Canuto, promotora do Ministério Público do Rio Grande do Norte (MP-RN), em entrevista ao Conexão BdF, da Rádio Brasil de Fato. “Tínhamos um paradigma anterior, que era o de proteção insuficiente, que o homem pagava pelo crime com uma cesta básica, não tinha medida protetiva, proteção, rede…”

A promotora afirma que a implementação da lei alterou essa situação. “Atualmente, estamos vivenciando a proteção integral da Lei Maria da Penha. Muitas pessoas consideram que a medida protetiva é um instrumento na mão, mas a medida protetiva não é apenas um instrumento na mão, a medida protetiva é o cerne da Lei Maria da Penha”, declara.

Leia também:

A Fepal denuncia: “Hoje Gaza é um campo de extermínio administrado por Israel”

A Fepal denuncia: “Hoje Gaza é um campo de extermínio administrado por Israel”

Israel autoriza plano de “controle total” sobre Gaza, em cenário de fome e críticas da ONU; Hamas denuncia “crime de guerra”

Israel autoriza plano de “controle total” sobre Gaza, em cenário de fome e críticas da ONU; Hamas denuncia “crime de guerra”

Câmara de Porto Alegre vota para garantir participação de pessoas trans em processos seletivos

Câmara de Porto Alegre vota para garantir participação de pessoas trans em processos seletivos

O volume de medidas protetivas de urgência no Brasil aumentou 151,7% em quatro anos, totalizando 851 mil em 2024, conforme dados apresentados pelo Conselho Nacional de Justiça em junho do corrente ano, em comparação com 338 mil em 2020.

A utilização de medidas protetivas salva vidas, afirma promotora.

A medida protetiva é uma determinação judicial, uma decisão na qual o juiz determina: “Mantenha distância, não se aproxime, não vá no trabalho dela. Deixe essa mulher em paz, deixe-a trabalhar, estudar, viver a sua vida. Não a persegue, não a ameace”. Essa ordem deve ser cumprida, e caso não seja, ela tem o poder de acionar recursos como monitoramento eletrônico, botão de pânico, patrulha Maria da Penha, casas abrigo e, por último, a prisão.

Canuto ressalta a relevância da denúncia para assegurar a proteção efetiva. “A medida protetiva é importante, devemos celebrar a existência de uma lei como essa, protetiva, a Lei Maria da Penha. A cada 100 feminicídios que ocorrem no país, em 95 deles, a mulher não tinha medida protetiva e a mulher nunca registrou boletim de ocorrência”, indica.

Não é inseguro denunciar, solicitar medida protetiva. A mulher não corre mais risco, é o contrário: ela está mais protegida se ela pedir a medida protetiva e se ela denunciar. Mulher com medida protetiva não morre. Não é comum, ela não está dentro da estatística dominante.

Desafio cultural e prevenção nas escolas

Para a promotora, o principal entrave reside nas bases da sociedade. Destaca um desalinhamento com a cultura, que ainda é marcada pelo machismo e pela desigualdade em relação à mulher.

Ela acredita que a transformação deve originar-se da educação de crianças e adolescentes, a fim de evitar que reproduzam atitudes misóginas. “É necessário investir ainda mais na prevenção primária nas escolas, com adolescentes iniciando os relacionamentos, mas já com a consciência de que podem prejudicar-se mutuamente, proibindo contato, conversas e impedindo o desenvolvimento”.

Uma pesquisa da Defensoria Pública do Estado do Ceará (DPCE), realizada em 2023, apontou que 71,04% das 518 mulheres vítimas de violência doméstica entrevistadas tiveram filhos com o agressor e 61% delas relataram que os filhos testemunharam os atos violentos.

Precisamos interromper esse ciclo e investir em prevenção, campanhas educativas, divulgação no rádio, na televisão, em eventos, em músicas, nas escolas, com discussões, atividades e leituras, para que essa cultura se modifique. Não é fácil alterar a cultura. Cultura é algo que se muda de maneira muito lenta, defende Canuto.

Para audir e visualizar.

O jornal Conexão BdF vai ao ar em duas edições, de segunda a sexta-feira, uma às 9h e outra às 17h, na Rádio Brasil de Fato, 98.9 FM na Grande São Paulo, com transmissão simultânea também pelo YouTube do Brasil de Fato.

Fonte por: Brasil de Fato

Compartilhe este conteúdo:

Logo FacebookLogo LinkedinLogo WhatsappLogo Twitter
denúncia violênciafeminicídioLei Maria da Penhamedida protetivaviolência contra a mulher
Foto do Redação ZéNewsAi

Autor(a):

Redação ZéNewsAi

Aqui no ZéNewsAi, nossas notícias são escritas pelo José News! 🤖💖 Nós nos esforçamos para trazer informações legais e confiáveis, mas sempre vale a pena dar uma conferida em outras fontes também, tá? Obrigado por visitar a gente, você é 10/10! 😊 Com carinho, equipe ZéNewsAi 📰 (P.S.: Se encontrar algo estranho, pode nos avisar! Adoramos feedbacks fofinhos! 💌)

Imagem do post

Invest

UBS Corta Projeções para C&A: Queda no Tráfego e Ajustes Urgentes!

06/01/2026 15:34 | 3 min de leitura

● Bolsonaro em Hospital: STF Decide Destino e Acompanhamento Médico do Ex-Presidente

06/01/2026 15:06 | 1 min de leitura

● Espírito Santo em Crise: Chuvas Históricas Desencadeiam Desastres e Alerta Máximo!

06/01/2026 15:21 | 2 min de leitura

● IA Revoluciona Estratégias Empresariais: Visão Estratégica Impulsiona o Sucesso!

06/01/2026 15:47 | 2 min de leitura

● Petrobras Suspende Perfuração do Poço Morpho Após Vazamento Grave no Atlântico!

06/01/2026 15:59 | 1 min de leitura

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Ative nossas Notificações

Ative nossas Notificações

Fique por dentro das últimas notícias em tempo real!