279.500 contribuintes têm chances de receber restituição do Imposto de Renda

23/04/2025 às 10h29

Por: José News
Imagem PreCarregada
(Imagem da internet).

Os contribuintes que regularizaram pendências com a Receita Federal poderão verificar a partir de quarta-feira (23/4), a partir das 10h, se receberão a restituição do Imposto de Renda Pessoa Física (IRPF).

A consulta se refere ao lote de abril, incluindo as restituições pendentes de anos anteriores.

Imposto de Renda 2025

Disponibilizarão R$ 339,6 milhões, com o pagamento integral agendado para a próxima quarta-feira (30/4), conforme o cronograma da Receita Federal.

R$ 180,3 milhões serão destinados aos contribuintes com prioridade legal, o que corresponde a:

LEIA TAMBÉM:

Por outro lado, o restante será destinado a:

Como verificar a restituição?

A restituição do Imposto de Renda consiste na devolução de valores excedentes recolhidos por empresas, órgãos públicos ou autônomos, referentes ao imposto.

Para verificar a disponibilidade da restituição, o contribuinte deve acessar o site da Receita Federal, selecionar a opção “Meu Imposto de Renda” e, em seguida, “Consultar a Restituição”.

Caso identifique alguma pendência na declaração, o contribuinte pode retificá-la, ajustando as informações que se mostrem equivocadas ou incorretas.

É possível acessar essas informações também por meio do aplicativo para tablets e smartphones, que permite consultar diretamente nas bases do Fisco informações sobre a liberação das restituições do IRPF e a situação cadastral de uma inscrição no CPF.

O pagamento do Imposto de Renda é realizado na conta bancária indicada pelo contribuinte, seja por meio direto ou via Pix. “As medidas de segurança evitam o pagamento em caso de erro nos dados bancários fornecidos ou falhas na conta de destino”, afirmou a Receita Federal.

Se o crédito bancário não for realizado, os valores permanecerão disponíveis para resgate por até um ano no Banco do Brasil. É possível reagendar o crédito dos valores pelo Portal BB ou pela Central de Relacionamento BB pelos telefones 4004-0001 (capitais), 0800-729-0001 (demais localidades) e 0800-729-0088 (exclusivo para deficientes auditivos).

Caso o contribuinte não resgate o valor da restituição no prazo de um ano, será necessário solicitá-lo pelo Portal e-CAC, disponível no site da Receita Federal, através do menu Declarações e Demonstrativos > Meu Imposto de Renda e clicando em “Solicitar restituição não resgatada na rede bancária”.

Fonte: Metrópoles

Utilizamos cookies como explicado em nossa Política de Privacidade, ao continuar em nosso site você aceita tais condições.