Com a chegada das frentes frias em várias regiões do país, muitas pessoas se sentem desmotivadas a manter a rotina de atividade física. No entanto, as baixas temperaturas podem ser aliadas nos treinos, e não obstáculos. Isso porque a exposição controlada ao frio pode ativar mecanismos benéficos no organismo, como a termogênese, que estimula a queima calórica, e a modulação do sistema imunológico.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Bianca Souza, coordenadora técnica da Selfit Academias, afirma que a prática de atividades físicas durante o outono e o inverno traz benefícios que vão além da estética, influenciando o metabolismo, a imunidade e o humor. “A prática regular de atividade física é essencial o ano inteiro, mas no frio ela pode ser ainda mais estratégica. O corpo precisa de mais energia para se manter aquecido, o que naturalmente acelera o metabolismo. Além disso, o exercício ajuda a combater o desânimo típico dos dias mais gelados”, explica.
Bianca Souza apresenta 5 razões para praticar atividade física mesmo no frio.
LEIA TAMBÉM!
Aumenta o metabolismo e estimula a queima de calorias.
No frio, o organismo necessita de maior esforço para regular a temperatura corporal. Esse aumento no metabolismo, aliado ao exercício físico, pode elevar o consumo calórico e auxiliar na perda de peso e na definição muscular.
Reforça o sistema imunológico.
A prática de exercícios físicos auxilia na regulação das funções imunológicas, aumentando a resistência do organismo a vírus e infecções respiratórias – frequentemente ocorridas no outono e inverno.
Aumenta o bom humor e diminui o esgotamento mental.
Com menos horas de luz e menor incidência solar, é frequente experimentar mais cansaço, irritabilidade ou desânimo. A prática de exercícios físicos estimula a produção de hormônios como a endorfina e a serotonina, que proporcionam sensações de bem-estar e disposição.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Protege as articulações e diminui as dores musculares.
O movimento contínuo auxilia na manutenção da lubrificação das articulações e da flexibilidade muscular, prevenindo lesões e incômodos que frequentemente se intensificam com o frio devido à rigidez corporal.
Auxilia na manutenção da disciplina e impede reincidências.
Interromper a rotina de exercícios por conta do frio pode levar à perda de resultados. Continuar o hábito, mesmo nos dias mais desafiadores, fortalece a disciplina e assegura a progressão física e mental.
Por Thiago Tertuliano
Fonte: Carta Capital