Brasil

67% menos alertas de desmatamento em 15 municípios do Pará


67% menos alertas de desmatamento em 15 municípios do Pará
(Foto Reprodução da Internet)

De acordo com informações do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe), nos últimos 15 municípios do Pará que estão sob decreto de emergência ambiental, houve uma redução de 67% nos alertas de desmatamento. Essa comparação foi feita entre janeiro de 2023 e janeiro de 2024. O governador Helder Barbalho (MDB) também prorrogou esse decreto na sexta-feira (2).

No ano passado, a Operação Curupira iniciou ações para combater o desmatamento em municípios.

Continua depois da publicidade

Os municípios de Altamira, Anapu, São Félix do Xingu, Pacajá, Novo Progresso, Itaituba, Portel, Senador José Porfírio, Novo Repartimento, Uruará, Rurópolis, Placas, Trairão, Jacareacanga e Medicilândia tiveram um total de 1.387 km² de áreas recobertas por alertas de desmatamento em 2023. Esse número caiu para 452 km² em 2024, representando uma redução absoluta de 935 km².

Segundo o Inpe, todos os municípios, principalmente Portel, São Félix do Xingu e Pacajá, registraram redução em área de 163, 140 e 109 km², respectivamente.

Continua depois da publicidade

No ano de 2023, o estado teve uma área desmatada de 1.931 km², sendo que 72% desse total veio dos municípios. Atualmente, a área total do estado é de 956 km² e os municípios têm uma participação de 47% nessa área.

Na Amazônia Legal, conforme o Inpe, a área recoberta por alertas em janeiro foi de 119 km², o que representa uma redução de 29% em relação ao mesmo período do ano anterior. Em área, isso equivale a uma redução de 48 km².

“Este resultado é muito importante. Significa que os municípios incluídos no decreto de emergência ambiental no ano passado estão realmente melhorando os alertas de desmatamento. Isso mostra que as ações do estado estão sendo eficazes no combate aos crimes ambientais”, afirmou o governador do estado.

Isso prova que tomamos a decisão certa ao declarar emergência ambiental e ao prorrogar esse decreto. Estamos garantindo que as ações da Operação Curupira, envolvendo a Semas, a Segup e outras instituições, sejam contínuas na defesa da Amazônia. Nosso estado está tratando o desmatamento com seriedade, persistência e comprometimento com resultados. Essa é a abordagem de Helder Barbalho.

O Pará teve uma redução na área que recebeu alertas de desmatamento.

Do período de agosto de 2023 a janeiro de 2024, a área com alertas de desmatamento no Pará foi de 956 km², o que representa uma redução de 50% em relação ao mesmo período anterior, quando era de 1.931 km². Essa diminuição corresponde a 975 km².

De acordo com o governo estadual, a Força Estadual de Combate ao Desmatamento já realizou 46 fases da Operação Amazônia Viva e 57 frentes da Operação Curupira.

Em 2023, foram fechados mais de 42 garimpos ilegais, e foram dadas 290 multas, 95 ordens de interdição e confiscados 151 equipamentos. No total, mais de 40.000 hectares de área foram embargados devido a desmatamento ilegal e garimpo.

Entre os meses de fevereiro e outubro de 2023, foram aplicados mais de R$ 89,4 milhões por infrações ambientais cometidas no estado.


🔥 Recomendado para voçê 🔥