78 brasileiros e seus parentes podem sair de Gaza; porém, Israel proibiu 24 nomes na nova lista
09/12/2023 às 0h25
Um grupo de 78 brasileiros e seus familiares próximos recebeu autorização para sair da Faixa de Gaza, segundo informações.
Da lista de 102 nomes enviada pelo Brasil para a repatriação, 24 pessoas foram vetadas por Israel. Os motivos da proibição não foram explicados.
Prevê-se que o grupo atravesse a passagem de Rafah, fronteira com o Egito, no próximo sábado.
Um avião da Força Aérea Brasileira (FAB) partirá para o Cairo, no Egito, onde os brasileiros serão resgatados.
Dos 78 indivíduos autorizados a sair de Gaza, existe um grupo composto por 44 palestinos, 33 brasileiros e uma pessoa classificada como sendo de nacionalidade internacional.
Leia também:
BC Alerta: Exposição de Dados Afeta 8 Mil Chaves Pix do BTG Pactual
Bukele afirma que resultados das eleições marcam história e sugere um partido único
Mais de 900 mil pessoas na Califórnia estão sem energia devido a inundações
De acordo com informações fornecidas por várias fontes envolvidas na operação, Israel vetou a entrada de brasileiros e palestinos.
As razões dos vetos não foram explicados, segundo integrantes do Itamaraty. Uma tentativa de reverter a decisão de Israel é considerada muito difícil.
Segundo informações de diplomatas, países que passaram pela situação de saídas não autorizadas também indicam que essa situação é irremediável.
O Itamaraty já sabia que alguns nomes seriam vetados, pois o Brasil aumentou os critérios e passou a considerar parentes palestinos mais próximos de brasileiros.
De acordo com relatos de brasileiros, algumas famílias estão enfrentando um dilema: deixar para trás um parente que não conseguiu a autorização de saída durante o conflito.