Lula afirmou que Israel “está realizando várias ações terroristas”
14/11/2023 às 7h12
Ao chegarem de volta do resgate na Faixa de Gaza, o presidente Lula (PT) anunciou que haverá uma nova lista para ajudar mais pessoas a retornarem ao Brasil. Ele também falou sobre os problemas causados tanto pelo Hamas quanto por Israel, mencionando os atos terroristas ocorridos dos dois lados.
“Eu vi muita brutalidade e violência, mas nunca vi tanta violência brutal sendo cometida contra pessoas inocentes. Se o Hamas cometeu um ato de terrorismo, mesmo que seja o que tenha sido, o Estado de Israel está cometendo vários atos de terrorismo”, criticou o presidente do Brasil.
Lula também disse que a situação era um “inferno”.
Hoje é um dia feliz, pois estamos recebendo 32 seres que não mereciam passar pelo sofrimento que viveram nos últimos 37 dias.
Lula promete nova lista
Na recepção, o presidente solicitou que dois brasileiros se pronunciassem e compartilhassem suas histórias. Logo após, ele retomou a palavra.
Leia também:
Procon Goiás Alerta Consumidores: Evite Fraudes na Compra de Azeite de Oliva
A data limite para pedir uma seção acessível para as eleições de 2024 é em julho
O TRE-RJ planeja registrar a biometria de 4,3 milhões de eleitores em 100 dias
“Vamos tirar qualquer pessoa da Faixa de Gaza, mesmo que seja palestino de origem, se tivermos uma lista e a família solicitar.”
Os brasileiros desembarcaram em Brasília às 23h24. “A chegada desse décimo avião é a coroação de um trabalho muito sério que a gente deve a muita gente que trabalha no governo, sobretudo, o ministro de Relações Exteriores, e todos os companheiros que estão aqui”, afirmou Lula.
Os brasileiros e suas famílias, que estavam presos em Gaza desde o começo da guerra em 7 de outubro, foram resgatados. Eles esperaram semanas enquanto diplomatas negociavam, e agora estão na sétima lista de pessoas liberadas para sair da área de conflito e seguir para o Egito.
No local, a diplomacia brasileira ajudou e eles pegaram um avião da Força Aérea Brasileira (FAB) para vir ao Brasil.
As características dos brasileiros que foram recuperados
O grupo resgatado possui 22 brasileiros, 7 palestinos que se tornaram brasileiros e 3 palestinos que são parentes próximos. No total, são 17 crianças, 9 mulheres e 6 homens.
Antes de irem para os abrigos em Brasília, eles precisam passar por trâmites migratórios. Lá, eles serão acolhidos por dois dias e receberão cuidados médicos e burocráticos para regularizar seus documentos.
Brasileiros voltaram da Faixa de Gaza e compartilharam o fato nas redes sociais.
Brasileiros que foram trazidos de volta da Faixa de Gaza chegaram no aeroporto do Cairo.
Os 32 passaram pela imigração e estão indo para a aeronave no Egito, que irá resgatar pessoas que estão sendo repatriadas da Faixa de Gaza. O Itamaraty está organizando a operação.
Um grupo passou pela fronteira entre Gaza e o Egito através do Portal de Rafah na madrugada deste domingo (12/11) horário de Brasília. O Itamaraty foi informado.
Avião da FAB aguarda brasileiros no Cairo, capital do Egito GOV BR e FAB
Mauro Vieira e Paulo Pimeira conversam sobre a presença brasileira na Faixa de Gaza.
A operação Voltando em Paz, da FAB, já fez nove voos para resgatar pessoas e animais de estimação de Israel e da Cisjordânia. Até agora, já foram resgatadas 1.445 pessoas e 53 animais da Faixa de Gaza.