O Rio recebeu um alerta para possível chuva forte e granizo após sentir uma temperatura de 58,5ºC
15/11/2023 às 1h12
Após registrar sensação térmica de 58,5°C pela manhã, a cidade do Rio de Janeiro entrou em estágio de mobilização para chuva forte e queda de granizo durante a noite desta terça-feira (14).
Segundo informações do Centro de Operações do Rio, as áreas mais afetadas pelas tempestades foram a zona oeste da capital e a Baixada Fluminense.
O estágio de mobilização é o segundo nível em uma escala de cinco, significando haver riscos de ocorrências de alto impacto na cidade. Há possibilidade de nova mudança de estágio devido à chuva e/ou outros fatores.
Muito calor
O Rio registrou a sensação de 58,5°C, a maior desde o início da medição por parte do Sistema Alerta Rio, em 2014.
A medição foi realizada às 9h15 na Estação de Guaratiba, na zona oeste da cidade.
Leia também:
Procon Goiás Alerta Consumidores: Evite Fraudes na Compra de Azeite de Oliva
A data limite para pedir uma seção acessível para as eleições de 2024 é em julho
O TRE-RJ planeja registrar a biometria de 4,3 milhões de eleitores em 100 dias
Nesse meio tempo, os termômetros marcaram 42,5°C em Irajá, uma região no norte da cidade do Rio de Janeiro. A cidade está sofrendo com o calor intenso que vem afetando muitas partes do Brasil desde a semana passada.
Segundo o Alerta Rio, a sensação térmica é uma forma de calcular a temperatura que nosso corpo humano sente, levando em consideração as variáveis medidas da meteorologia.
A sensação de calor, também conhecida como índice de calor, é calculada levando em conta a temperatura do ar e a umidade relativa, especialmente em lugares quentes como a Cidade do Rio de Janeiro.
Quando a umidade relativa é elevada, a taxa de vaporização do suor produzido pelo corpo é reduzida, fazendo com que ele mantenha mais calor, do que aconteceria em uma no ar seco mais seco, por exemplo.