Procon passa orientações aos consumidores durante a semana da “Black Friday”

O Procon conduziu uma pesquisa com produtos de redes varejistas.

21/11/2023 16h38

1 min de leitura

Imagem PreCarregada
(Imagem de reprodução da internet).

A tentação está em todos os lugares: nas vitrines das lojas, nas propagandas da TV, rádio e internet, e nas redes sociais. Durante a semana da ‘Black Friday’, quando empresas e comércios anunciam promoções, os consumidores são influenciados tanto mental quanto financeiramente. Para evitar cair em armadilhas, o Procon-Santos realizou uma pesquisa com produtos de redes varejistas, mostrando os preços de vários deles em 27 de outubro deste ano.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

A proposta é que os consumidores comparem os preços praticados um mês antes com os da ‘Black Friday’ para avaliar se realmente há descontos significativos. A lista completa pode ser acessada neste link: mineurl.top/HGL6K.

Além dos preços, o diretor do Procon-Santos, Ronaldo Ferreira, oferece algumas recomendações para este período, como evitar compras por impulso. Ele destaca a importância de verificar o planejamento familiar para evitar arrependimentos. Nas compras online, é fundamental garantir a confiabilidade da empresa e do site.

Leia também:

“O site deve fornecer de maneira destacada seus dados, como endereço físico, telefone, e-mail, CNPJ e nome da empresa”.

Veja alguns das orientações

Desconfiar de empresas que aceitam apenas Pix, boletos bancários ou transferências como forma de pagamento é mais um alerta do órgão de proteção ao consumidor. Além disso, é importante ter cautela ao clicar em links e ofertas recebidas por e-mail ou redes sociais, preferindo sempre consultar a página oficial da empresa.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Outros cuidados durante a compra incluem manter os programas de antivírus atualizados, proteger os dados pessoais, e imprimir ou salvar documentos que comprovem a oferta e a confirmação do pedido. É fundamental também informar-se sobre a política de trocas da empresa.

Antes de finalizar a compra, é recomendado observar o valor do frete e o prazo de entrega, confirmando se o preço informado no carrinho virtual está correto. O diretor do Procon-Santos destaca que nas compras feitas a distância, por telefone ou internet, o consumidor tem o direito de desistir no prazo de 7 dias a partir da data da entrega do produto, com a devolução do valor pago.

Ative nossas Notificações

Ative nossas Notificações

Fique por dentro das últimas notícias em tempo real!

Utilizamos cookies como explicado em nossa Política de Privacidade, ao continuar em nosso site você aceita tais condições.