Lula decidiu indicar Dino para o STF e Gonet para a PGR, segundo fontes
27/11/2023 às 9h53
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) decidiu escolher o ministro da Justiça, Flávio Dino, para ocupar a vaga no Supremo Tribunal Federal (STF) deixada por Rosa Weber, que se aposentou em setembro.
De acordo com informações, o anúncio deve ocorrer nas próximas horas, antes de Lula embarcar para o Oriente Médio. Lula convocou Dino para uma reunião nesta manhã, um encontro que não estava programado na agenda.
Conforme já noticiado na última sexta-feira (24), Lula tinha indicado a aliados que Dino era a escolha ideal para ocupar a cadeira.
O presidente também oficializou a indicação do vice-procurador-geral eleitoral, Paulo Gonet, para liderar a Procuradoria-Geral da República (PGR).
Gonet conta com o apoio e a simpatia de deputados, senadores, ministros do governo e do Supremo Tribunal Federal, incluindo Gilmar Mendes, com quem foi sócio, além de Alexandre de Moraes e Cristiano Zanin.
Leia também:
Senadores aprovam 20% de imposto em compras estrangeiras até US$ 50
Justiça decide que compras de até US$ 100 não precisam pagar Imposto de Importação
O TSE estabeleceu regras para o uso de IA e baniu deepfakes nas Eleições 2024; veja as leis
Entretanto, o nome de Flávio Dino para o STF enfrenta resistência, inclusive de parlamentares que são aliados.
Para assumirem os cargos, os nomes de Dino e Gonet precisam passar por sabatina e análise da Comissão de Constituição e Justiça do Senado. Posteriormente, a aprovação deve ocorrer no plenário.
No final de outubro, o Senado rejeitou uma indicação feita por Lula para o cargo de defensor público-geral federal. Essa rejeição, considerada a primeira na história da Defensoria Pública da União, foi interpretada como um sinal ao Planalto.