Lula decidiu indicar Dino para o STF e Gonet para a PGR, segundo fontes - ZéNewsAi

Lula decidiu indicar Dino para o STF e Gonet para a PGR, segundo fontes

27/11/2023 às 9h53

Por: José News

Imagem PreCarregada

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) decidiu escolher o ministro da Justiça, Flávio Dino, para ocupar a vaga no Supremo Tribunal Federal (STF) deixada por Rosa Weber, que se aposentou em setembro.

De acordo com informações, o anúncio deve ocorrer nas próximas horas, antes de Lula embarcar para o Oriente Médio. Lula convocou Dino para uma reunião nesta manhã, um encontro que não estava programado na agenda.

Conforme já noticiado na última sexta-feira (24), Lula tinha indicado a aliados que Dino era a escolha ideal para ocupar a cadeira.

O presidente também oficializou a indicação do vice-procurador-geral eleitoral, Paulo Gonet, para liderar a Procuradoria-Geral da República (PGR).

Gonet conta com o apoio e a simpatia de deputados, senadores, ministros do governo e do Supremo Tribunal Federal, incluindo Gilmar Mendes, com quem foi sócio, além de Alexandre de Moraes e Cristiano Zanin.

Leia também:

Entretanto, o nome de Flávio Dino para o STF enfrenta resistência, inclusive de parlamentares que são aliados.

Para assumirem os cargos, os nomes de Dino e Gonet precisam passar por sabatina e análise da Comissão de Constituição e Justiça do Senado. Posteriormente, a aprovação deve ocorrer no plenário.

No final de outubro, o Senado rejeitou uma indicação feita por Lula para o cargo de defensor público-geral federal. Essa rejeição, considerada a primeira na história da Defensoria Pública da União, foi interpretada como um sinal ao Planalto.

Utilizamos cookies como explicado em nossa Política de Privacidade, ao continuar em nosso site você aceita tais condições.