Rodada final do Brasileirão: riscos, situações e o que está em jogo
03/12/2023 às 23h25
Após as oito partidas deste domingo, foi definido o que estará em jogo na 38ª e última rodada do Campeonato Brasileiro, marcada para quarta-feira (6).
Nove dos dez jogos serão realizados ao mesmo tempo, às 21h30 (horário de Brasília). Apenas o jogo entre Goiás e América-MG, que envolve times que foram rebaixados, começará às 19h.
O Palmeiras tem praticamente 100% de chances de ganhar o título.
Com a vitória sobre o Fluminense, no domingo, a equipe do Palmeiras está muito próxima de conquistar o título do Brasileirão. De acordo com a análise matemática da UFMG, o time alviverde tem quase 100% de chances de se tornar campeão.
Se o Palmeiras empatar com o Cruzeiro, ele será campeão, não importando os resultados dos outros times. Mesmo se o Palmeiras perder, ainda terá uma vantagem de oito gols a mais que o Atlético-MG e 16 gols a mais que o Flamengo.
A UFMG declara que o Atlético-MG tem apenas 0,027% de chance de se tornar campeão. O departamento de Matemática da mesma universidade não mostrou nenhuma probabilidade de título para o Flamengo.
Leia também:
Corinthians perdeu e pode acabar na zona de rebaixamento do Paulistão após essa rodada
Vítor Pereira, ex-jogador do Flamengo e Corinthians, assina com um novo time
Corinthians está tentando contratar o atacante Marquinhos do Arsenal
Briga pelo G4
Apesar de quase definido o campeão do campeonato, e os times que se classificaram para a Libertadores de 2024 já estão confirmados, ainda há uma competição pelo G4, que garante vaga direta na fase de grupos do torneio continental.
No momento, apenas o Palmeiras está garantido entre os quatro primeiros. Atlético-MG, Flamengo e Grêmio irão para a última rodada disputando as outras três vagas, dependendo apenas de suas próprias vitórias para se classificarem diretamente.
A única equipe que ainda tem chance de conseguir uma vaga é o Botafogo (64), que está há dez rodadas sem vencer. A última vitória foi no dia 18 de outubro, contra o América-MG.
Para conquistar esse objetivo, seria necessário ganhar do Inter em Porto Alegre e torcer para que pelo menos uma das seguintes situações ocorra:
Isso porque o Botafogo superaria qualquer um dos três times nos critérios de desempate. O Red Bull Bragantino está classificado para a Libertadores, mas não tem chance de G4 e vai disputar a fase preliminar.
Uma vaga na Sul-Americana em aberto
Na rodada anterior, Internacional, Fortaleza, Cuiabá e Corinthians garantiram suas vagas na Sul-Americana de 2024. Agora, só falta uma vaga, que será decidida na quarta-feira.
De acordo com a UFMG, o Cruzeiro tem quase 90% de chances de se classificar para o torneio continental. O Santos é o único concorrente capaz de alcançar a equipe, mas atualmente está lutando para evitar o rebaixamento.
Se o Cruzeiro empatar com o Palmeiras na última rodada, eles estarão garantidos.
Se o time de Minas perder, o Peixe só precisaria ganhar do Fortaleza, porque teria mais vitórias do que a Raposa, que é o primeiro critério de desempate do Brasileirão.
Na Z4, um time será rebaixado dentre os três times.
Desde a 36ª rodada, já é sabido que Goiás, Coritiba e América-MG vão disputar a Série B em 2024. Um rebaixado ainda será definido. Neste domingo, o Cruzeiro se livrou matematicamente da briga com o empate contra o Botafogo.
Agora é hora de Bahia, Vasco e Santos decidirem quem permanece na Série A e quem é rebaixado. De acordo com a UFMG, o Bahia tem a maior probabilidade de queda, com 68,9%, enquanto o Vasco e o Santos têm chances de 24,9% e 6,2%, respectivamente.
Veja os cenários de cada time para permanecer na primeira divisão: