A Câmara de Comércio dos EUA e a CNI assinarnaram um acordo de entendimento para a COP30
06/12/2023 às 9h05
A Confederação Nacional da Indústria (CNI) e a Câmara de Comércio dos EUA, assinaram, nesta quarta-feira (6), um acordo de cooperação para a COP30, que acontecerá em Belém, no Pará, em 2025. A assinatura acontece durante um encontro entre empresários nacionais e internacionais, que participam de uma série de debates em paralelo à conferência do clima da ONU, sobre estratégias para descarbonização.
Davi Bomtempo, diretor de Sustentabilidade, explica que é uma parceria com várias organizações, como a Câmara de Dubai, a Câmara Árabe e a Business Europe. O objetivo é ter uma discussão global sobre regulamentações internacionais, como o ajuste de carbono na fronteira, para usar essas informações de forma efetiva na influência das políticas públicas no Brasil.
A CNI e a Câmara de Comércio dos EUA têm um acordo de cooperação, em parceria com a Câmara Americana de Comércio, Câmara de Comércio Árabe-Brasileira e o First Abu Dhabi Bank. O objetivo é que os signatários do acordo se encontrem e apresentem uma agenda conjunta na próxima conferência do clima da ONU.
Durante uma entrevista, o presidente da Câmara Árabe-Brasileira apoiou a participação das empresas nas discussões sobre energia renovável e economia sustentável. Ele destacou a importância da mobilização do setor privado por meio das câmaras e da CNI.
Ricardo Alban, presidente da CNI, explicou que a medida ajuda as empresas a fortalecer sua presença internacional. Segundo ele, ao pensar em cadeias produtivas, as empresas podem participar e se envolver no comércio global. É essencial apoiar as pequenas e médias empresas para que elas possam desenvolver a cultura de atuar no mercado internacional.