Filho de Joe Biden é acusado de esquema de evasão fiscal nos EUA
08/12/2023 às 1h05
O advogado Robert Hunter Biden, filho do presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, foi acusado de envolvimento em um esquema para evitar o pagamento de, aproximadamente, US$ 1,4 milhão em impostos entre 2016 e 2019.
Hunter Biden enfrenta nove acusações, três delas são criminais e seis são infrações. Se for considerado culpado, ele pode ser condenado a até 17 anos de prisão.
As acusações foram apresentadas por um grande júri no Distrito Central da Califórnia. O conselheiro especial David Weiss é o responsável pelas investigações. O caso será analisado pelo juiz Mark Scarsi, nomeado pelo ex-presidente Donald Trump.
De acordo com a acusação, Hunter Biden está sendo acusado de não pagar pelo menos US$ 1,4 milhão em impostos federais que ele deveria ter pago entre os anos de 2016 e 2019. Foi isso que o escritório de Weiss informou em um comunicado à imprensa.
O presidente Joe Biden não está sob investigação nem é mencionado nas acusações.
Leia também:
BC Alerta: Exposição de Dados Afeta 8 Mil Chaves Pix do BTG Pactual
Bukele afirma que resultados das eleições marcam história e sugere um partido único
Mais de 900 mil pessoas na Califórnia estão sem energia devido a inundações
Em outubro, Hunter Biden foi acusado de possuir uma arma ilegalmente – ele negou todas as acusações. As investigações sugerem que ele mentiu ao afirmar, em um formulário de compra de arma, que não utiliza drogas ilegais.
Essa foi a primeira vez que um filho de um presidente dos EUA em exercício responde a um processo criminal.