A inteligência artificial ajuda a entender a escrita cuneiforme
09/12/2023 às 12h05
Cientistas de universidades da Alemanha desenvolveram um software de inteligência artificial (IA) que pode decifrar textos cuneiformes, que foram escritos usando objetos em forma de cunha.
O sistema usa modelos tridimensionais de tabuletas sumérias. Funciona como um software que converte imagens de escrita em texto legível por máquina, assim como o OCR.
De acordo com Ernst Stötzner, especialista em IA, o OCR normalmente é utilizado com fotos ou escaneamentos. Porém, quando se trata de tábuas cuneiformes, pode ser mais complicado devido à influência da luz e do ângulo de visão na identificação dos caracteres.
A inteligência artificial proporciona resultados significativamente mais confiáveis do que os métodos anteriores, como fotos. Ela possibilita que as tábuas sejam comparadas entre si, além de abrir caminho para novos âmbitos de pesquisa.
Os pesquisadores utilizaram modelos 3D de cerca de 2.000 tabuletas cuneiformes, que são consideradas os registros escritos mais antigos da humanidade. Algumas delas possuem mais de 5.000 anos.
Leia também:
Entenda a Tecnologia por Trás dos Apps de Identificação de Plantas
Como Assistir TV ao Vivo Online: Melhores Canais e Serviços de Streaming em 2025
Os Melhores Equipamentos para Caça a Fantasmas em 2024: Prepare-se com Tecnologia de Ponta
“Neles, podemos encontrar desde listas de compras até decisões judiciais. As tábuas nos ajudam a entender a história da humanidade por milênios. No entanto, elas estão muito danificadas e, por isso, até mesmo pessoas treinadas têm dificuldade em decifrá-las”, explicou Hubert Mara, professor assistente da Universidade de Halle-Vitemberga.
As tabuletas cuneiformes são pedaços de argila não cozidos nos quais a escrita foi prensada. O sistema de escrita da época abrangia vários idiomas, portanto, não são apenas necessárias condições ideais de iluminação para reconhecer os símbolos corretamente, mas também é necessário muito conhecimento prévio.
O trabalho dos pesquisadores tornou possível acessar um material exclusivo e iniciar novas pesquisas. Até o momento, somente foi criado um protótipo que pode identificar com precisão símbolos de duas línguas. Porém, sabe-se que existem doze línguas cuneiformes diferentes.