O irmão de um traficante se tornou chefe de inteligência no governo do AM
12/12/2023 às 21h45
O Governo do Amazonas nomeou o irmão de um traficante internacional de drogas para o cargo de gerente na Secretaria Executiva Adjunta de Inteligência, atrelada à Secretaria de Segurança Pública. A informação da nomeação, publicada inicialmente pelo portal Metrópoles, consta no Diário Oficial do Estado do dia 16 de outubro de 2023.
De acordo com o Portal da Transparência do Governo do AM, Lanalbert Nunes Obando foi nomeado como gerente de Inteligência e recebia um salário de R$ 5.564,67. Ele é irmão de Sérgio Roberto Obando, que está preso e condenado por traficar drogas e associar-se ao tráfico.
Sérgio é acusado de fazer parte de um grupo criminoso que controlava o tráfico de drogas entre os países da tríplice fronteira (Brasil, Colômbia e Peru), com ênfase nas cidades de Tabatinga (Brasil), Letícia (Colômbia) e Santa Rosa (Peru). Ele foi detido em 2011 pela Operação Ilha conduzida pela Polícia Federal.
Entramos em contato com a Secretaria de Segurança Pública do Amazonas, que confirmou a demissão de Lanalbert e do responsável por tê-lo indicado para o cargo. Aqui está a nota completa da SSP do AM.
nota emitida pela Secretaria de Segurança Pública do Amazonas (SSP/AM)
Leia também:
Procon Goiás Alerta Consumidores: Evite Fraudes na Compra de Azeite de Oliva
A data limite para pedir uma seção acessível para as eleições de 2024 é em julho
O TRE-RJ planeja registrar a biometria de 4,3 milhões de eleitores em 100 dias
A Secretaria de Estado de Segurança Pública do Amazonas(SSP) informa que após tomar conhecimento do parentesco, o secretário de Segurança exonerou imediatamente o servidor em questão e o chefe do setor, responsável pela indicação ao cargo. A SSP vai apurar as circunstâncias da nomeação.