Netflix vai criar uma série sobre o jogo do bicho
15/12/2023 às 21h45
A Netflix lançou uma nova série baseada em crimes brasileiros chamada “DNA do Crime” e agora está planejando uma nova série inspirada no jogo do bicho. O nome ainda não foi divulgado.
O seriado será criado por Heitor Dhalia, conhecido por dirigir “DNA do Crime”. Dhalia é cineasta e tem outros filmes como “Serra Pelada”, “O Cheiro do Ralo”, “Tungstênio” e “12 Horas”, com Amanda Seyfried no elenco.
A Netflix confirmou a informação, porém não deu mais detalhes.
O jogo do bicho começou como uma rifa em um zoológico no Rio de Janeiro em 1892 e se tornou um jogo de azar muito popular no país. Embora não seja legalizado, as apostas são comuns no Brasil e especialmente no Rio de Janeiro.
Segundo um artigo escrito por Felipe Santa Cruz, ex-presidente da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) no Rio de Janeiro, e por Pedro Trengrouse, professor da Fundação Getúlio Vargas (FGV), o jogo do bicho tem um grande impacto na economia do Brasil. Estudos mostram que o jogo movimenta cerca de R$ 3 bilhões por ano.
Além disso, várias pessoas importantes na política do Rio de Janeiro estão envolvidas no esquema do jogo do bicho. Um exemplo disso é Allan Turnowski, ex-secretário de Polícia Civil e delegado, que foi acusado pelo Ministério Público em novembro de 2022 por suspeita de envolvimento com o jogo do bicho e uma organização criminosa. Em setembro de 2022, a Procuradoria Regional Eleitoral do Rio de Janeiro também abriu investigações sobre quatro candidatos a deputado federal e dois a estadual por suspeitas de conexões com tráfico de drogas, milícias e o jogo do bicho.
Leia também:
Entenda o final do filme da Netflix “As Cores do Mal: Vermelho”
Saiba mais sobre o anime Kaiju No.8 que está popular na Crunchyroll
A série Entrevista com o Vampiro terá uma segunda temporada?
O envolvimento é tão profundo no crime organizado no Rio de Janeiro que, em delação premiada, o ex-policial militar do Rio de Janeiro, Élcio Vieira de Queiroz, apontou a participação do grupo liderado pelo contraventor Bernardo Bello no assassinato da vereadora Marielle Franco (PSOL-RJ) e do motorista Anderson Gomes. Bello foi denunciado por ser um dos chefes do jogo do bicho na capital fluminense.
Apesar de ser mais popular no estado fluminense, a atuação de milícias envolvidas com jogo do bicho também ocorre em outros estados. Em 07 de setembro deste ano, a Polícia Federal deflagrou uma operação que resultou na prisão do deputado Kleber Cristian Escolano de Almeida, o Binho Galinha (Patriota), apontado como chefe da milícia de Feira de Santana, na Bahia. Policiais que seriam da escolta do deputado também foram alvo da operação por suspeita da prática ilegal de jogo do bicho, agiotagem, extorsão e receptação qualificada.