39 pessoas morreram na Ucrânia após ataque aéreo russo - ZéNewsAi

39 pessoas morreram na Ucrânia após ataque aéreo russo

30/12/2023 às 14h25

Por: José News
Imagem PreCarregada

O número de mortos no maior ataque aéreo da Rússia à Ucrânia, realizado nesta sexta-feira (29), subiu para 39. Equipes de resgate seguem limpando os destroços do bombardeio, disse o presidente Volodymyr Zelenski.

Continua depois da publicidade

A Rússia lançou 158 mísseis e drones em cidades e vilas em toda a Ucrânia. Autoridades ucranianas descreveram o ataque como o pior bombardeio aéreo desde o início da guerra, em fevereiro de 2022.

“Os trabalhos para limpar as consequências do ataque russo de ontem ainda estão em andamento. Quase 120 cidades e vilarejos, centenas de objetos e civis sofreram”, disse Zelenskiy no Telegram, neste sábado (30).

O presidente da Ucrânia informou que 39 pessoas foram mortas e 159 ficaram feridas durante os ataques. Os ataques incluíram diferentes tipos de mísseis e drones fabricados no Irã. Em resposta, a defesa aérea da Ucrânia conseguiu interceptar 87 mísseis russos e mais de 30 drones.

Na cidade de Kiev, 16 pessoas foram mortas, sendo o maior número de mortes de civis na cidade desde o começo da guerra. A cidade vai ter um dia de luto pelas vítimas em 1º de janeiro.

LEIA TAMBÉM:

O prefeito Vitali Klitschko disse que as equipes de resgate continuam a retirar os destroços em Kiev, onde um depósito e diversos prédios residenciais e comerciais foram atingidos.

As autoridades locais estão realizando esforços de resgate em diversas cidades e vilarejos do centro, sul e oeste do país. Eles estão trabalhando rapidamente para consertar milhares de janelas quebradas em edifícios residenciais e reestabelecer o aquecimento.

O clima está muito quente para o inverno na maioria da Ucrânia, com temperaturas ao redor de 4ºC, mas espera-se que caia para zero no final da semana, segundo os meteorologistas.

Botão de fechar
Utilizamos cookies como explicado em nossa Política de Privacidade, ao continuar em nosso site você aceita tais condições.