O chefe da oposição sul-coreana sai da UTI após ser esfaqueado, de acordo com o médico cirurgião
04/01/2024 às 6h25
Lee Jae-myung, líder da oposição do Partido Democrata da Coreia do Sul, saiu da UTI e está se recuperando bem de uma cirurgia para reparar uma grande veia que foi cortada em um ataque com faca há dois dias, conforme informou um cirurgião responsável pela operação.
Durante uma coletiva de imprensa, o professor Min Seung-kee explicou que Lee precisa ser observado constantemente, pois a lesão na veia jugular dele foi complicada e que podem surgir problemas depois da cirurgia.
“Felizmente [Lee] está se recuperando bem”, disse Min, da unidade de cirurgia vascular do Hospital da Universidade Nacional de Seul.
Lee foi atacado em Busan por um homem de 60 anos que estava disfarçado de fã e o abordou em um evento público ao ar livre, esfaqueando-o no pescoço com uma faca de acampamento. O agressor foi rapidamente contido e levado sob custódia policial.
O ataque chocou o país e foi condenado tanto pelo seu partido como pelos seus rivais. Renovou questões sobre a segurança de políticos de alto nível, considerando a história de violência política do país, apesar dos rigorosos controles de armas.
Leia também:
BC Alerta: Exposição de Dados Afeta 8 Mil Chaves Pix do BTG Pactual
Bukele afirma que resultados das eleições marcam história e sugere um partido único
Mais de 900 mil pessoas na Califórnia estão sem energia devido a inundações
O ex-advogado lidera um partido opositor que busca manter a maioria parlamentar que possui nas eleições contra os conservadores do presidente Yoon Suk Yeol em abril.
O suspeito, que dizem ter opiniões políticas extremas, está preso e será ouvido em uma audiência judicial por causa de um mandado de prisão relacionado a uma investigação criminal por tentativa de homicídio.