Oscar Pistorius, ex-atleta paralímpico, é liberado onze anos depois de matar sua namorada
05/01/2024 às 6h25
O ex-astro paraolímpico da África do Sul, Oscar Pistorius, foi liberado da prisão hoje, depois de quase 11 anos, por assassinar sua namorada, Reeva Steenkamp. Esse crime abalou a nação, que já está acostumada com a violência contra as mulheres.
Conhecido como “Blade Runner” pelas pernas protéticas de fibra de carbono, Oscar Pistorius matou a modelo de 29 anos a tiros contra a porta trancada do banheiro, no Dia dos Namorados de 2013.
Ele afirmou diversas vezes que confundiu Steenkamp com um intruso ao disparar quatro tiros contra a porta do banheiro em sua residência, em Pretoria. Ele também usou esse argumento em várias tentativas de recorrer de sua condenação.
Pistorius, atualmente com 37 anos, ficou preso por oito anos e meio e cumpriu sete meses sob prisão domiciliar antes de ser considerado culpado por assassinato. Em novembro de 2023, um comitê de liberdade condicional decidiu que ele pode ser solto, pois já cumpriu mais da metade da sua pena.
Uma autoridade irá monitorá-lo até sua sentença expirar em dezembro de 2029. Pistorius terá que informá-la caso procure oportunidades de emprego ou mude para outro endereço.
Leia também:
Assista a todos os Jogos do Seu Campeonato de Futebol Favorito! Baixe agora e não perca nenhuma partida!
Dia do esportista: mais de 20 promoções por até R$50 para atletas
São Paulo provoca Caio Paulista por trocar o clube pelo Palmeiras
A imprensa local acredita que ele morará na casa de seu tio, Arnold Pistorius, em um bairro de classe alta em Pretória.