Saiba o que um mesário faz nas eleições - ZéNewsAi

Saiba o que um mesário faz nas eleições

15/02/2024 às 14h29

Por: José News
Imagem PreCarregada

Uma das tarefas importantes durante as eleições de 2024 é a de ser mesário. Os mesários podem ser voluntários ou serem convocados para trabalhar.

Continua depois da publicidade

Eles irão atuar em 6 de outubro, quando será realizado o primeiro turno. Em algumas cidades, há a possibilidade de segundo turno, marcado para 27 de outubro.

Mas há também restrições para exercer a função, como explica a partir de agora.

Quais são os requisitos para ser mesário?

Para se candidatar, é preciso ter mais de 18 anos e estar com a situação eleitoral regularizada.

Como é o trabalho do mesário?

É responsabilidade do mesário abrir e organizar os materiais de votação, como a urna eletrônica, que chega lacrada. Além disso, no início do turno, ele deve emitir o relatório para garantir que nenhum candidato foi votado na urna antes das eleições.

LEIA TAMBÉM:

Esse documento, que recebe o nome de “zerésima”, deve ser assinado por todos os integrantes da mesa receptora de votos, que são dois mesários, um presidente e um secretário.

É responsabilidade do mesário identificar os eleitores, encontrar seus nomes no caderno de votação e obter sua assinatura. Depois de votar na urna, o mesário deve entregar o comprovante de votação.

Em geral, é importante cuidar do ambiente durante as eleições e evitar possíveis problemas. Também é preciso controlar o movimento dos eleitores nas áreas de votação e ajudá-los a encontrar o local onde devem votar.

Quando estiver quase acabando o turno, o mesário precisa dar senhas aos eleitores que estiverem por último na fila.

Após o término da votação, as pessoas se reúnem para emitir um comprovante de encerramento.

O trabalho é pago?

Quem trabalhar como mesário terá direito a dois dias de folga para cada dia trabalhado nas eleições. Além disso, receberão um valor adicional para alimentação.

Como posso saber se fui convocado para ser mesário?

Todos aqueles convocados aos trabalhos eleitorais recebem, de forma física ou eletrônica, uma comunicação oficial da Justiça Eleitoral em forma de uma carta de convocação.

As convocações para a função serão divulgadas no segundo semestre.

É possível recusar ser mesário?

De acordo com a lei eleitoral, os mesários têm até cinco dias para justificar seu impedimento após receberem a convocação.

Se o eleitor for chamado para ser mesário e não for, precisa avisar o Tribunal Superior Eleitoral sobre o motivo. Se não avisar, terá que pagar uma multa. Se o chamado for um funcionário público, pode ser suspenso por até 15 dias.

Botão de fechar
Utilizamos cookies como explicado em nossa Política de Privacidade, ao continuar em nosso site você aceita tais condições.