iPhone 15 Pro estabelece Recorde de Insatisfação, sendo o pior na história da Apple
15/02/2024 às 14h29
A linha iPhone 15 foi lançada em 2023 com algumas melhorias no design e desempenho. No entanto, parece que essas mudanças não agradaram muito aos usuários. De acordo com uma pesquisa da PerfectRec divulgada hoje, a linha iPhone 15 Pro teve o menor nível de satisfação entre os consumidores na história da Apple.
Os dados foram baseados em mais de 700.000 avaliações de usuários desses celulares no Google. O resultado mostra que a quantidade de avaliações com 5 estrelas diminuiu de 72% para 68% nos modelos lançados em 2023.
Nosso estudo inicial de satisfação do iPhone 15 de outubro de 2023 descobriu que o 15 Pro teve a menor satisfação do cliente de qualquer iPhone premium de todos os tempos. Desde então, a proporção de clientes que avaliam o iPhone 15 Pro 5 estrelas diminuiu de 72% para 68%.
Entre as principais reclamações, destacam-se a baixa duração da bateria, a falta de novos recursos em comparação com a geração anterior e o módulo de câmera que se destaca, prejudicando a estabilidade dos celulares em superfícies planas.
Além disso, observamos uma queda no nível de satisfação dos usuários com toda a linha iPhone 15 a partir de dezembro de 2023, especialmente no caso do iPhone 15 Plus.
Leia também:
WhatsApp Anuncia Parceria com Giphy: Novas Figurinhas Chegam para Agitar Suas Conversas!
Apple é multada em R$ 3,2 mil por vender iPhone sem o carregador na embalagem
Apple diz que a bateria do iPhone 15 pode durar duas vezes mais do que o previsto
A maior diminuição mês a mês foi registrada no iPhone 15 Plus, que normalmente é o modelo mais bem avaliado desta geração. A queda mensal na satisfação foi estatisticamente significativa (p < 0,05 usando um teste de proporções) para todos os modelos do iPhone 15. Vamos comparar os níveis de satisfação dos usuários com os números da tabela abaixo fornecidos pela PerfectRec.
Ao analisar os números, o único modelo que apresentou um saldo positivo foi o iPhone 15. Iniciando com uma satisfação de 68,2% em setembro de 2023, esse índice continuou a aumentar, atingindo 79,4% em dezembro de 2023, mas caiu para 78,1% em janeiro de 2024.
Isso indica que os usuários de iPhone estão menos inclinados a migrar para os modelos mais caros, e a razão é clara: a falta de inovação. Isso se torna evidente quando observamos que o índice de satisfação do iPhone diminuiu novamente no mês em que a linha Galaxy S24 foi anunciada, trazendo recursos de inteligência artificial, maior autonomia de bateria e outras novidades.