O Google vai encerrar o Gmail? Compreenda a alteração no serviço
23/02/2024 às 11h05
Circulou hoje uma suposta mensagem do Google nas redes sociais informando que o Gmail será encerrado. Muitos posts, principalmente no antigo Twitter, indicavam um comunicado da empresa sobre o fim do serviço.
A publicação sugere que o Gmail vai acabar em 1º de agosto de 2024 e, depois dessa data, você vai deixar de receber, enviar ou até armazenar mensagens. O texto informa que a companhia teria tomado a decisão devido ao “cenário digital em evolução” e no desenvolvimento de “novas tecnologias e plataformas” de comunicação.
Uma das postagens falsas que viralizou, já desmentidas com a Nota da Comunidade.
Ele até usa a palavra “sunsetting” para se referir ao suposto fim. “Sunsetting” significa literalmente “pôr-do-sol” em inglês e esse termo é usado no meio corporativo para indicar o fechamento gradual de um serviço.
Mas não se preocupe, você não precisa entrar em pânico ou ficar procurando outro email para fazer seus cadastros e contatos. A imagem que mostra o fim do Gmail é completamente falsa e não há nenhuma confirmação de que o serviço será encerrado.
Leia também:
BC Alerta: Exposição de Dados Afeta 8 Mil Chaves Pix do BTG Pactual
Falha no Microsoft Edge permitia adicionar extensões ruins sem autorização.
Google lança novas funções de busca no Chrome; confira informações
Até mesmo a conta oficial do serviço no X publicou uma mensagem de que “o Gmail está aqui para ficar”, encerrando de vez qualquer especulação em torno do possível fim.
O Gmail veio para ficar.
As publicações com o recado foram sinalizadas como falsas a partir de recursos como as Notas da Comunidade. Ainda assim, ao fazer uma busca pelo termo “Gmail” na rede social, é possível notar que ainda são muitos os usuários em dúvida sobre o futuro do serviço.
O Gmail está passando por mudanças atualmente.
O Gmail não está prestes a acabar em especial por dois motivos. O primeiro deles é a atual importância que o serviço tem para a Google como um todo: mais do que apenas uma forma de acessar emails, ele é hoje um dos principais meios de acesso e autenticação para outras plataformas da empresa, incluindo o ecossistema Android.
Além disso, em 2022, estima-se que o serviço tenha 1,8 bilhão de usuários. Isso mostra que ele é muito popular e também gera lucro ao exibir anúncios personalizados.
Em vez de acabar, o Gmail está mudando aos poucos. No ano passado, a Google confirmou que iria começar a descontinuar a visualização em HTML básico do Gmail para navegadores. Isso significa que a versão simplificada e limitada do site não deve mais abrir, substituída pelo serviço convencional.
A Google anunciou que o suporte ao HTML básico será finalizado neste mês. Isso significa que não serão mais feitas atualizações ou melhorias nessa tecnologia. Fonte: Google
Além disso, o cliente de emails tem recebido adições de inteligência artificial com recursos do Gemini, a plataforma da empresa.
O Google costuma descontinuar serviços.
Apesar de ser uma mentira, é fácil acreditar que a Google pode encerrar um serviço permanentemente. A empresa é conhecida por iniciar e parar projetos em grande escala, como Stadia e Google Pay.
Sobre a fake news da Google que se tornou viral, não se sabe porque ela foi criada.
A viralização da imagem pode ter acontecido apenas com a intenção de causar pânico plataforma ou então gerar engajamento. Contas verificadas na rede social X, identificadas com o selo azul e pagam por benefícios na plataforma, recebem parte da monetização gerada por anúncios no serviço de acordo com a quantidade de visualizações e interações em suas postagens.