Qualcomm está investindo pesado em inteligência artificial para celulares e PCs e apresenta novos recursos no MWC 2024
28/02/2024 às 12h03
Uma novidade foi anunciada durante o Mobile World Congress (MWC) para facilitar o acesso dos usuários às ferramentas e aplicativos baseados em inteligência artificial generativa para celulares e computadores Windows. O Qualcomm AI Hub permitirá uma chegada mais rápida dessas soluções aos dispositivos.
O Qualcomm AI Hub é uma plataforma que proporciona ferramentas de inteligência artificial para os desenvolvedores maximizarem a eficiência dos hardwares. A partir de hoje, os produtos com Snapdragon 8 Gen 3 e Snapdragon X Elite, específicos para computadores Windows, podem acessar essa novidade.
Durga Malladi, VP sênior na Qualcomm, explica que o AI Hub é uma biblioteca para desenvolvedores com modelos de linguagem prontos para uso. Com ele, esperamos tornar mais fácil o desenvolvimento de soluções e aplicativos de IA.
Nova plataforma de IA da Qualcomm será integrada nativamente em celulares e PCs Windows.
A biblioteca de IA da Qualcomm tem mais de 75 modelos de linguagem que funcionam em celulares, tablets e computadores com chipsets da empresa. Além disso, esses avanços podem ser usados em carros, dispositivos inteligentes e produtos de realidade mista.
Leia também:
Tim Cook afirma que a Apple vai lançar uma ‘revolucionária’ Inteligência Artificial geradora em 2024
O Llama 3, uma IA de linguagem da Meta, será lançado em julho
Elon Musk acusa OpenAI de ‘traição’ por se tornar uma empresa voltada para o lucro
Os modelos estarão disponíveis no GitHub e Hugging Face. A Qualcomm também promete adicionar novos modelos ao AI Hub no futuro. Os modelos são separados em categorias como:
- Criação de imagens
- Separação de imagens;
- Organização de imagens;
- Produção de textos;
- Detecção de objetos;
- Aumento da resolução.
- Dicas para melhorar suas fotos em lugares com pouca luz
- Compreensão de linguagem mais natural.
Alguns modelos populares incluem o Stable Diffusion, Whisper, ControlNet e Baichuan 7B. Esses modelos foram projetados para consumo reduzido de memória e energia, e também aproveitam a aceleração de hardware disponível em todos os núcleos do Qualcomm AI Engine (NPU, CPU e GPU).
Celulares Android com inteligência artificial mais avançada
Também no MWC 2024, a Qualcomm anunciou que o grande modelo multimodal (LMM, na sigla em inglês) LLaVA (Large Language and Vision Assistant) chega agora aos dispositivos Android. Ele possui 7 bilhões de parâmetros e trabalha, ao mesmo tempo, com dados de texto, voz e imagem.
Celulares com processadores avançados da Qualcomm terão acesso a recursos adicionais de Inteligência Artificial.
Em uma demonstração, a empresa exibiu um celular Android utilizando o LLaVA em um assistente virtual. A empresa simula o envio de uma fotografia de alguns ingredientes para o assistente e pede para que ele os reconheça, e em seguida pede ajuda para criar um prato com o que tem disponível. O assistente retorna as informações em texto e dá dicas do que cozinhar com os ingredientes reconhecidos na imagem, além de fornecer dados calóricos em uma mesma conversa.
Uma ferramenta que pode se tornar popular em dispositivos Android avançados é a criação de imagens com inteligência artificial. A Qualcomm demonstrou o método Low Rank Adaptation (LoRA) em um dispositivo ao utilizar o Stable Diffusion.
Funcionando com mais de 1 bilhão de parâmetros, ele é capaz de gerar imagens de alta qualidade em menos tempo, além de customizar as criações com base nas preferências pessoais e artísticas do usuário. Ele também pode ser executado diretamente dos dispositivos.