Apple acusa e processa ex-funcionário por vazamento de informações a jornalistas - ZéNewsAi

Apple acusa e processa ex-funcionário por vazamento de informações a jornalistas

11/04/2024 às 7h15

Por: José News

Imagem PreCarregada

A Apple processou um engenheiro nos EUA por vazar informações internas da empresa. O ex-funcionário é acusado de fornecer detalhes do aplicativo “Diário” antes de seu lançamento em 2023.

Segundo o texto do processo, o engenheiro Andrew Aude, que ganhava um bom salário, começou a trabalhar na empresa logo após se formar em 2016. Porém, no ano passado, a empresa descobriu que ele estava compartilhando informações secretas de projetos com terceiros de forma ilegal.

Aude manteve contato com um repórter do The Wall Street Journal por vários meses. Foi esse veículo que publicou os vazamentos do Diário pela primeira vez.

Em outras ocasiões, o engenheiro teria compartilhado informações sobre outros serviços e aplicativos com outros jornalistas, inclusive de outras empresas.

O réu tentou apagar as evidências.

De acordo com uma imagem anexada ao processo, o engenheiro não recebeu remuneração pelas suas contribuições. Aude somente desejava intencionalmente encerrar certos projetos da empresa que ele não aprovava, e estava disposto a causar confusão na companhia.

Leia também:

Ele enviou muitas mensagens e arquivos usando o celular da empresa, então a Apple acabou obtendo grande parte desse conteúdo.

A empresa confrontou o engenheiro e durante a conversa ele tentou apagar alguns arquivos do mensageiro Signal. No entanto, a empresa já tinha provas para acusá-lo.

O engenheiro foi demitido por uma razão válida, no entanto, ele se negou a colaborar com o processo de desligamento. Somente após esgotadas todas as tentativas de resolver a questão de forma amigável é que a Maçã abriu um processo judicial.

A Apple alega que vazamentos prejudicam a imagem da companhia, alertam concorrentes e acabam com um fator surpresa que pode ajudar até nas vendas de seus produtos. Além disso, os funcionários assinam acordos de não divulgação (NDAs) quando contratados, o que só piora a situação do ex-funcionário.

Aude agora vai responder ao processo e pode ter que pagar uma compensação financeira à empresa. O julgamento ainda não tem data para acontecer.

Utilizamos cookies como explicado em nossa Política de Privacidade, ao continuar em nosso site você aceita tais condições.