AMD lança nova série de chips Ryzen AI 300 para laptops
22/08/2024 às 17h20
A AMD revelou nesta segunda-feira (3) durante a Computex 2024 uma nova geração de chips para notebooks. A novidade é a linha de processadores Ryzen AI Série 300, novo nome do conjunto que antes era conhecido como Ryzen 9.
Os dois chips revelados nesta linha são para recursos de inteligência artificial (IA) incorporados, como IA generativa ou uso de PCs otimizados para serviços dessa natureza. Como o nome indica, eles são projetados especificamente para esses fins.
Analisando a tecnologia, negócios e comportamento sob uma percepção crítica.
Assine agora mesmo o The BRIEF, a newsletter diária que mantém você informado sobre tudo.
Os chips competem em um mercado em desenvolvimento e já possuem concorrentes fortes. A AMD vai competir com o Snapdragon X da Qualcomm, a linha Meteor Lake Ultra da Intel e o Apple M4.
Conhecendo os Ryzen AI Série 300
Os modelos apresentados são o Ryzen AI 9 HX 370, que é o top de linha da geração, e o Ryzen AI 9 365, que será comercializado como uma alternativa mais acessível, porém ainda bastante potente.
Leia também:
Entenda a Tecnologia por Trás dos Apps de Identificação de Plantas
Como Assistir TV ao Vivo Online: Melhores Canais e Serviços de Streaming em 2025
Os Melhores Equipamentos para Caça a Fantasmas em 2024: Prepare-se com Tecnologia de Ponta
A AMD lançou novos chips de IA que possuem tecnologias avançadas como o processador neural XDNA2, a GPU RDNA 3.5 e a CPU Zen 5.
O chip conecta as partes do cérebro responsáveis pelo processamento e gráficos. Fonte: AMD
Segundo a fabricante, a linha Ryzen AI Série 300 tem o objetivo de fornecer uma maneira eficiente e privativa de processar inteligência artificial. Isso significa que ela é capaz de realizar diversas tarefas ao mesmo tempo, ser usada para jogar, fazer transmissões, criar conteúdo profissional e até ter uma boa duração de bateria.
O Ryzen AI 9 HX 370 é um chip para PCs premium com 12 núcleos de CPU, 24 threads, clock básico de 2 GHz e aumento de clock máximo até 5.1 GHz. Ele acompanha a placa de vídeo AMD Radeon 890M. A nomenclatura “HX”, antes usada para indicar potência, agora indica apenas qual dos modelos é o mais poderoso.
Os novos chips de inteligência artificial estarão disponíveis nos modelos Copilot+ da AMD.
O Ryzen AI 9 365 tem uma CPU com 10 núcleos e 20 threads e possui a mesma velocidade básica, mas pode alcançar até 5 Gz de velocidade máxima. Ele vem com a placa de vídeo Radeon 880M.
Os processadores da série Ryzen AI 300 são compatíveis com os laptops Copilot+ de fabricantes parceiras da Microsoft. Eles serão lançados em julho de 2024 e poderão ser encontrados em modelos de notebooks como o Asus Vivobook S 15, HP OmniBook e outros.