Qual é o SkinnyTok? Novo padrão “preocupante e venenoso” que se espalhou pela internet
15/04/2025 às 16h25

Uma tendência considerada “perigosa e tóxica” está se espalhando nas redes sociais. Trata
Influenciadores de conteúdo iniciaram uma tendência buscando criar um padrão perfeito de beleza baseado na magreza extrema. Após viralizar nos Estados Unidos com mensagens críticas sobre teor “inofensivo”, o SkinnyTok começou a ganhar espaço em outros países do mundo e despertou uma alerta no TikTok.
Segundo relatos, algumas das mensagens supostamente motivacionais mais compartilhadas são: “Se seu estômago está roncando, imagine que ele está aplaudindo você” e “Você não precisa de uma guloseima. Você não é um cachorro”.
Por conta de práticas inadequadas divulgadas, o TikTok baniu alguns influencers americanos e coloca uma alerta na plataforma. Quando se procura por SkinnyTok, aparece um aviso que diz: “Você é mais do que seu peso”.
LEIA TAMBÉM:
● Conheça quais são os principais recursos ou funcionalidades oferecidos por sistemas inteligentemente adaptáveis que estão sendo procurados na internet
● Entende o quê é uma ”rolete russa”, que fez uma garota engravidar
● Uma menina de treze anos engravidou jogando “roleta russa”. Entenda!
Qual é a opinião dos profissionais?
O especialista em saúde mental Stephen Buchwald declarou que essa nova tendência é uma ameaça verdadeira.
“As redes sociais podem servir de espaço para autoexpressão e conexão, mas também amplificam padrões corporais inverossímiles que podem causar danos graves à saúde mental, especialmente em público jovem.”
O profissional também afirmou que o uso do SkinnyTok pode aumentar a ansiedade, a depressão, as práticas alimentares indesejadas, a distorção corpórea e a percepção pessoal negativa.
Além disso, as práticas incentivadas como comer apenas uma vez por dia e beber líquidos para controlar a fome podem causar deficiências nutricionais, distúrbios psicológicos e problemas cardíacos.
Fonte: Metrópoles