O estado da São Paulo possui cinco dessas dez melhor localização para a reforma nação. Isso é o que afirma um estúdio
17/04/2025 às 15h17

São Paulo – O estado de São Paulo contém cinco das 10 cidades mais indicadas no Brasil para se aposentar, segundo o levantamento da IDL (Índice de Desenvolvimento Urbano para Longevidade) do Instituto Mongeral Aegon. Os municípios de São Caetano do Sul e Santos estão entre os destaques dessas cidades, ocupando a primeira posição em Sãoc Paulo ABC paulista (Santo André – Barueri – Congonhas Paulistana) e o terceiro lugar no litoral.
Os resultados fazem parte da pesquisa publicada pelo instituto que avaliou municípios do Brasil inteiro com base em três dimensões: economia, socioambiental e saúde. Em cada uma dessas dimensões são analisadas outras 23 indicadores especificados.
A região central (ABC) está sendo destaque atualmente
O estudo indica que quatro das cinco cidades de São Paulo classificadas pertencem ao ABC paulista ou à região interiors. Elas são: São Caetano do Sul, na primeira posição; Botucatu ocupando a sexta colocação; Jundiaí em sétimo lugar e Marília no décima terceiro posto (10°).
A cidade destaca-se por São Caetano e possui 165.655 moradores; desses, há 40.227 pessoas com pelo menos 60 anos de acordo com o último Censo do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Além disso, o município obteve nota máxima nos indicadores hospitalares e profissionais da saúde na pesquisa.
LEIA TAMBÉM:
● vídeo mostra uma cena onde um veículo de frete (carreata) desvia do caminho e acaba colidindo com outro automóvel na Rodoviaria paulista, causando a morte imediata de três indivíduos
● Um homem está a punto de despertar-se e saltando da terceira etapa de um edifício, com o intuito de escapular dum incênio
● Um homem “com rigididade cadaverícia” foi descoberto na Praia localizada ao longo do Litoral da São Paulo
Melhor situada entre as cidades do interior, Botucatu é referência em procedimentos hospitalares para idOS, destaca pesquisa. Com nota máxima nos indicadores de estabelecimento de saúde, leitos hospitais e profissionis da sauDE, o município contém 26.466 moradores com 60 anos ou mais – número que corresponde a um quinto (um cinco por cento) do total populacional.
Costeira se encontra na terceira posição
A cidade de Santos representa a costa paulista no ranking nacional. De acordo com um levantamento, este município aparece como o terceiro melhor do país em condições favoráveis à Terça Idade.
Dados do IBGE indicam que mais da um quarto (27%) dos santistas já passaram os 65 anos – aproximadamente 105 mil pessoas com idade acima de seis décadas vivem diariamentes na cidade. Em total, Santos conta com uma população de 418.608 habitantes.
A pesquisa produziu três rankings completos entre as cidades grandes (cidade grande), médias (média) e pequenas (pequena) do país. No ranking das cidades consideradas grandes, além de cinco paulistas, uma cidade do Espírito Santo, duas do Paraná e outras duas da Santa Catarina estão na lista.
Observe o rankings completos
Fonte: Metrópoles