Apareceram o processador AMD Ryzen Threadripper 9985WX com 64 nucleares, além dos outros modelos denominados “Shimadzu Peak”
18/04/2025 às 15h23

A próxima geração dos processadores Threadripper da AMD, baseados em Zen 5 e conhecidos como Shimada Peak nos leakages anteriores, já estão aparecendo por algum tempo. Porém, agora começam a surgir documentos de transporte que chamar as novas CPUs de alta performance pelo nome comercial provávelmente adotado deles.
O vazamento menciona o processador AMD Ryzen Threadripper 9985WX de modelo a 64 núclear que já havia sido divulgado anteriormente sem nome. Ele foi listado em um documento relacionando-se ao transporte, junto com os processadores Ryzen Threadripper 9955WX e o 9945WX; além das variantes Shimada Peak de 16 núcleos (Threadripper 9980HS) e 12 núclear (Threadripper 3970WS), respectivamente.
Os novos models são unidos às levas anteriores que listaram Threadripper 9975WX com 32 núcleos e a versão 9965WX, contando assim com 24 nós. A linha está basicamente completa nos documentos de transporte; falta apenas o modelo mais avançado por nome para ser incluído na lista.
Em novembro do ano passado tivemos a aparição de um processador AMD Shimada Peak com 96 núcleos que é esperado ser no topo da nova linha Threadripper baseada na Zen 5, sendo o nome comercial previsto como 9995WX. Porém ele não foi vazamento em comparação a outros produtos até agora.
LEIA TAMBÉM:
● Lançamento do Notebook 2 em 1 da marca Dell apresentando o processador AMD Ryzen™ 5000 H-Series (Kraken) para pontuações superiores no benchmark de performance, bateria que dura até 19 horas e desempenho com Inteligência Artificial acessível
● O website da empresa Acer está oferecendo a carta-gráfica AMD Radeon RX 9070 GRE XT Nitro. Porém, essa referência de produto aparentemente não existe no mercado atual
● Na ação, o líder sindical solicitou uma suspendência na aquisição do Mestre pela RBB
Os novos processadores Threadripper manterão seu valor do limite térmico padrão (TDP)?
Por lamentável sorte, esse documento não fornece mais detalhes sobre os processadores alem do nome deles. Não é informado clock (por exemplo), mas menciona novamente TDP de 350W e compatibilidade com o socket SP6.
Acredita-se, segundo as informações do VideoCardz, que a AMD manterá TDP (Thermal Design Power) em 350W para sua próxima geração de processadores de alto desempenho. A não ser por o modelo mais avançado exigir maior quantidade energia, conforme indicam os vazamentos.
Novidades correlativas:
Por fim, é importante lembrarmos que já haviam rumores sobre Shimada Peak possuir a primeira geração equipado com 3D V-Cache – um modelo X3D da Threadripper. Se o boato for verdadeiro, esse componente pode chegar depois e talvez mesmo o próximo modelo high-end adote a tecnologia, motivo pelo qual a AMD estaria sendo mais cuidadosa com os vazamentos do seu nome. Por enquanto, contudo, somemos apenas em especulações.
Fonte: Adrenaline