selo cidade verde mundial : rio claro se encontra na lista

20/04/2025 às 7h09

Por: José News

Imagem PreCarregada
(Imagem da internet).

O estado do São Paulo se destaca por possuir 13 de suas cidades reconhecidos pela Organização dasNaçõesUnidas (ONU) como “Cidade Verde do Mundo”. Conhecido internacionalmente pelo nome Tree Cities of the World, trata-se da certificação concedida pelafaonaçãoFAO(OrganizaçãodeNas Uniões para a Alimentação e Agricultura), em parceria com afundacãoArbor Day Foundation.

A certificação identifica cidades que desenvolvem e implementam políticas públicas efectivas para o gerenciamento das florestas urbanas e naturais, promovendo a arborização como instrumento de melhoria da qualidade de vida. O selo é resultado de medidas tais como Plano Municipal de Arborização Urbana, plantio de árvores nativas e recuperações em áreas verdes além dos projetos habitacionais que preservam ecossistemas específicos como manguezais e restingas.

Cubataão tornou-se conhecido em década de 1980 por ser um dos mais poluídos do mundo; atualmente é referência para transformação ambiental. A cidade se destaca na política de sustentabilidade e preservação Ambiente, com projetos habitacionais como Vila Esperança, Vila dos Pescadores e Ilha Caraguatá contribuindo significativamente nesse avanço, focando em conservação de ecossistemas típicos como manguezais e restingas.

Fora de Cubataão, as seguintes 12 cidades paulistas receberam homenagens: Cordeirópolis, Guarujá, Hortolândia, Lorena, Mogi Mirim, Monte Alto, Ribeirãopolis (Ribeira Preta), Rio Claro, São Carlos e São José dos Campos também foram agraciadas. Também a capital foi incluída na lista: São Paulo.

LEIA TAMBÉM:

Este esforço local está ajustado às políticas estaduais mais amplas voltadas ao desenvolvimento sustentável. O Governo de São Paulo, no contexto do Plano Estadual de Meio Ambiente (PEMA), oferece aos municípios programas como o Município Verde-Azul (PMVA) e Zoneamento Ecológico Economômica (ZEE-SP). Além disso, triplicou o valor do repasse do ICMS Ambiental.

“Todos as cidades premiadas participam de pelo menos um desses programas que têm como objetivo orientar e apoiar os governamentais nas políticas ambientais, no planejamento alinhado à sustentabilidade, bem como valorizar e reconhecer aquelas que avançam com o desenvolvimento sustainável”, afirma Jônatas Trindade, subsecretário de Meio Ambiente da Secretaria Estadual de Meio Ambiente, Infraestrutura e Logística.

Verifique se está vendo todo o conteúdo (listagem total):

São 13 cidades: Cordeíropolis, Cubataão, Guarujá, Hortolândia, Lorena, Mogi Mirim, Monte Alto, Ribeirãopolis Preta, Rio Claro, Sao Carlos, Sao José dos Campos, Taubaté e São Paulo (capital).

Paraíso (cinco cidades) – Ciândota, Ivaiporã, Marianápolis, Paranaquaraçu e Pineias

Paráiba (três cidades) –João Pessoa (Capital), Cabedeiro e Campinas Grandes(As regras obrigatórias não serão retornadas no texto reescrito.)

Estado de Mato Grossdo Sul (duas cidades) –Campo Grande (Capital), e Treze Lagoas.

Rio de Janeiro (duas cidade): – Niterói, Novo Fribuário

Minas Gerais (duas cidades) – Beló Orizzonte (Capitã-Mor) e Juíz da Frente(A capital é a primeira, seguida pela segunda cidade.)

Estado do Rio Grande do Sul – Cidade-Capital: Porto Alege; Outra cidade importante: Rio Grande

Cearense – Itapipoca (Uma cidade)

Estado do Brasil – Arapiracá

Cidade de Goiania – Capital do estado de Goias

Pernambuço – *Recife* (cidade)

Cidade de Piauí – Território correspondente à capital do estado homônimo, que é a cidade de Teresiná.

Fonte: Jornal Cidade

Utilizamos cookies como explicado em nossa Política de Privacidade, ao continuar em nosso site você aceita tais condições.