O carдеал da Arquidiocese de São Paulo teve impactos na seleção para o papado que se tornaria conhecido como Papas Francisco (Francisco, papa)

21/04/2025 às 14h13

Por: José News

Imagem PreCarregada
(Imagem da internet).

São Paulo – Um cardeal brasileira influenciou a escolha do nome de Papa Francisco, em 2013, quando Jorge Bergoglio foi convocado o primeiro pontífice latino-americano história igrejas católicas argentinas.

Nesse mesmo año, el Carдеал Jorgestayed beside the Arquibisposso PaulistaCláudios Hummessdurante a eleição do Papa durante um Conclave – reunião em queos cardinaiseselegemo Sumopontífice.

Ao ver seu nome ganhava força, Dom Cláudio Hummes começou a tranquilizar amigo preocupado com se tornar líder da igreja católica romana. Quando Jorge foi confirmada como papa (pontífice), o brasileiro disse uma frase que ficaria marcante na memória do argentino.

“Ele me abraçou e beijou-me antes que dissesse: ‘Não esqueça dos pobres’. Essa frase se fixaria na minha mente imediatamente, lembrará de São Francisco de Assis”, contaram jornalistas após a entrevista com o Papa Francesco alguns dias posteriores à sua tomada do poder no Vaticano.

LEIA TAMBÉM:

Em homenagem à São Francisco de Assis, defensor dos pobres, ele optou então por se chamar Francisco, simbolizando que seu governo na Igreja Católica não esqueceria da população mais vulnerável. A mudança do nome entre os selecionados como papa faz parte de uma tradição catôlicas antigas e busca transmitir um legado sobre a missão para cada papadouro (papato).

Neste domingo (21/4), após doze anos no cargo, o Papa Francisco faleceu na Cidade Vaticana deixando um governo marcado pela simplicação, busca da paz e por uma maior aproximação entre a Igreja Católica com sua populaçao.

Lembrar da jornada papado Franciscana

Qual é a identidade do indivíduo chamado Claudius humms?

O arcebispo brasileiro que influenciava o conceito do nome era Cláudio Hummes; ocupou posições importantes na iggreja e morreu aos 87 anos, vítima da enfermidade câncer de pulmão.

Nascido no Salvador do Sul, Rio GrandedoSul , o arcebispo era conhecido como Dom Cláudioe ingressou na vida religiosapela Ordem Franciscana dos Frades Menores . Em 1958 recebeu a ordenação sacerdotal e em 1975 teve sua ordensaçãodepositório.

Foi bispado diocesano de Santos (SP), além disfarçar-se também arcebispo de Fortaleza e São Paulo. Entre 2006 até 21, trabalhou com Papa Bento XVI em Roma como prefeito da Congregação para o Clero.

Na Brazil presidiu à Commission Épiscoplle pela Amazonia de la Conférence Nationale des Evêques du Brésil(CNBB) , além disso, também foi presidente do Sínodo Regional Ecuménico para a Região Norte da Amazônia.

Fonte: Metrópoles

Utilizamos cookies como explicado em nossa Política de Privacidade, ao continuar em nosso site você aceita tais condições.