O ex-presidente Luiz Inacio “Lulas” irão fazer viagem até ao enterro (velorio) da papalidade Francisca

21/04/2025 às 18h17

Por: José News

Imagem PreCarregada
(Imagem da internet).

Interlocutores afirmaram ao Metrôpoles que presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) irão à veloria do papa Francisco, realizado na quarta-feira (23/4). O mandatário tinha boas relacionamentos com o líder religioso, falecido nesta segunda-feira passada( 19 de abril), aos 86 anos. Ele é considerando um dos pontífices mais progressistas que governaram Vaticano até hoje . A viagem foi oficialmente confirmado pelo Planalto apenas como noticiou o Metrôpoles, mas não há informações sobre as datas e horários do evento.

Imediatamente após a morte de Francisco (Francisco), LuizInácio (“Lua”) confidenciou às pessoas com quem falava sua vontade viajar ao Vaticano devido á boa relação que mantinha com o líder religioso. Em 2019, Lula recebeu uma carta do Papa Francisco (Papa). Nessa ocasião específica, a figura política pertencente à PT estava preso e enfrentando luto pela morte de três pessoas próximos: da mulher Marisa Leticia; irmãõ Genivaldo Inácio Silva Araújo Lula (Genovaldom); também do netão Arthur Aronhaio LuizInacio (“Arthur”).

“Considerado os duríssimos fatos que o senhor recentemente enfrentou especialmente a perda de alguns seres queridos – sua esposa Marisa Leticia, seu irmão Genival Inácio e mais recente sua neto Arthur com apenas sete anos – desejaria manifestar minha proximidade espiritual para ele e lhe encorajasse pedindo que não se deprimese continuando confiado em Deus”.

O fator de complexidade na viagem foi a agenda pois o Presidente planejava uma reunião com os líderes da Câmara no quarto-feira e seguia as mesmas linhas que sua conversa informal anteriores realizadas nos moldes do Senado. O presidente iniciou um processamento para melhorar suas relacionamentos pelo Congresso, o qual incluiu esforços de dialogando mais pessoaismente com parlamentares e este dia (21/4), ele receberá Gabriel Boric como Presidente do Chile.

LEIA TAMBÉM:

Em 2005, o petista acompanhou as exequias de João Paulo II no Vaticano juntamente com outros chefes estaduais. Agora os aliados do presidente Lula sugeriram uma delegação brasileira que inclua representantes da Legislativa também: seria necessária mais um viagem presidencial, desta vez acompanhada pelos presidentes de Câmara (Hugo Motta – Republicanos-PB) e do Senado Davi Alcolumbre(União AP).

No Brasil, o presidente Lula decretou luto oficial por sete diias em memória da morte do Francisco. Em sua declaração afirmando isso disse que “Francisco criticava vigorosamente os modelo economicos responsáveis ​​pela produção das injustições tanta quantidade de humanidades”. Mostrou também, esse mesmo sistema é o gerador da desigualdade entre países e pessoas. Ele sempre se posicionou ao lado dos que mais precizam: os pobres, refugentados (refugees), jovens idosos , vítimass das guerras ou preconceitos”.

Fonte: Metrópoles

Utilizamos cookies como explicado em nossa Política de Privacidade, ao continuar em nosso site você aceita tais condições.