Lua, Vênus e Saturno se alinharão em formato de sorriso no céu na manhã de sexta-feira (25)
24/04/2025 às 13h26

Evento incomum poderá ser observado em Rio Claro na noite de sexta-feira.
Na madrugada de 25 de abril de 2025, o céu exibiu um fenômeno astronômico notável: uma aproximação angular entre a Lua, Vênus e Saturno, observável a olho nu desde o início da manhã no horizonte leste, com os planetas aparentando “sorrir”.
Por volta das 4h30 e 5h30 da manhã, antes do amanhecer, será possível observar a Lua em fase minguante, com sua luz prateada contrastando suavemente com o brilho de Vênus (com magnitude 4,7) e a presença de Saturno (com magnitude 1,1), cuja luz amarelada é facilmente visível.
Este fenômeno é denominado aproximação aparente, e se manifesta quando dois ou mais corpos celestes aparentam estar próximos no céu, mesmo estando separados por milhões de quilômetros no espaço. A aproximação entre a Lua, Vênus e Saturno é particularmente notável devido à presença de três objetos com características muito distintas: a Lua, com suas fases e crateras visíveis com binóculos; Vênus, que exibe fases semelhantes às da Lua e apresenta um brilho intenso devido à sua atmosfera altamente refletiva; e Saturno, com seus icônicos anéis (observáveis apenas com telescópios).
Este evento oferece uma excelente chance para observadores iniciantes e interessados registrarem o céu com câmeras, binóculos ou contemplarem a beleza da aproximação visual. Sugerimos procurar um local com horizonte leste desobstruído, como edifícios ou árvores, e céu limpo.
LEIA TAMBÉM:
● Prefeitura de Rio Claro demite 329 servidores contratados
● Prefeitura de Rio Claro lança campanha de arrecadação de agasalhos com pontos de coleta em diversos locais da cidade
● O dia 28 de abril marca o Dia Mundial da Educação
A aproximação não indica interação física entre os corpos, mas simboliza a harmonia dos movimentos celestes (Leis de Kepler). Um alerta de que, em nossa rotina agitada, o universo continua dançando com precisão e graça.
Dicas para astrofotografia
Utilize uma lente grande-angular, defina a exposição para realçar o brilho da Lua, evitando o excesso de luz na imagem, e adicione um cenário em primeiro plano para enriquecer a composição.
Com a colaboração do astrônomo @fabrizziomontezzo.
Fonte: Jornal Cidade