PRB é a bancada que mais sofreu perdas de deputados na Câmara

27/04/2025 às 16h10

Por: José News
Imagem PreCarregada
(Imagem da internet).

O Partido Liberal, sigla do ex-presidente Jair Bolsonaro, elegeu 99 deputados e possui a maior bancada da Câmara dos Deputados na legislatura em curso. Contudo, no terceiro ano de mandato, o bloco partidário acumula poucos ganhos e perdas significativas, o que diminuiu o tamanho da bancada – atualmente com 91 parlamentares na Câmara Baixa.

A sigla PL, na oposição ao governo Luiz Inácio Lula da Silva (PT), apresenta a maior redução de tamanho em números absolutos. Considerando entradas e saídas, o partido registra um saldo negativo de oito parlamentares, conforme levantamento do Metrópoles (veja tabela abaixo).

Desde o início da legislatura, o projeto de lei teve 10 deputados que o apoiaram saírem e dois que entraram. Desses 10, três migraram para o Republicanos, dois para o Partido Progressista (PP) e um para o MDB – neste caso, siglas do Centrão. O Partido Socialista Brasileiro (PSB) e o Partido Renovação Democrática (PRD) registraram uma adesão cada. Já o Novo recebeu dois deputados que antes eram do Partido Liberal.

LEIA TAMBÉM:

A saída mais recente foi na última semana, quando o deputado federal Luiz Lima (Novo-RJ) deixou o PL e transferiu-se para o Novo. Outra mudança deve acontecer com a oficialização da transferência do deputado federal Robinson Faria, atualmente no PL, para o Partido Novo. A migração, contudo, ainda não consta no sistema da Câmara.

Com a adesão de Jair Bolsonaro e de aliados do então presidente da República, a sigla do Centrão ganhou destaque e elegeu uma bancada expressiva em 2022. Diante dessa adesão ao bolsonarismo, o partido passou a liderar a defesa de pautas da direita no Congresso Nacional.

Movimentos partidários

O levantamento do Metrópoles, com base em dados da Câmara dos Deputados e do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), identificou as atividades partidárias dos deputados federais na legislatura em curso. Consulte a lista completa por partido.

A estrutura do Partido Social Cristã, ou PSC, foi desfeita, após sua incorporação ao Podemos. Os cinco ex-parlamentares da bancada extinta estão atualmente representados no Podemos (3), PSD (1) e Republicanos (1).

O Partido dos Trabalhadores, com a segunda maior representação na Câmara, teve uma redução de dois parlamentares, passando de 69 para 67 representantes. Já o União Brasil manteve suas 59 cadeiras.

O Partido Republicano apresentou o maior crescimento.

O Republicanos, partido do presidente da Câmara dos Deputados, Hugo Motta (Republicanos-PB), obteve um aumento de cinco cadeiras, totalizando 45 parlamentares. Esse resultado igualou o alcançado pelo Partido Renovação Democrática (PRD).

O PRD não estava presente na eleição de 2022. Foi estabelecido em 2023, decorrente da união entre o PTB e o Patriota, e possui uma bancada com cinco parlamentares desde sua criação.

Fonte: Metrópoles

Utilizamos cookies como explicado em nossa Política de Privacidade, ao continuar em nosso site você aceita tais condições.