A Capela Sistina está fechada ao público em preparação para o Conclave
28/04/2025 às 7h40

A Capela Sistina foi fechada na segunda-feira (28/4) para a recepção do público. O espaço será preparado para o Conclave, sem data definida. Seguirá-se um período de luto de nove dias antes do início da eleição do novo papa.
Os cardeais se reúnem nesta segunda e podem definir a data para o início da escolha do novo papa, que deve começar entre os dias 5 e 10 de maio, já que o papa Francisco foi sepultado no último sábado (26/4).
Conclave
A principal etapa da preparação da capela é a instalação da chaminé, onde as cédulas serão queimadas para votação.
O início do Conclave depende da presença dos cardeais eleitores no Vaticano. A exceção se aplica aos religiosos que não possam comparecer por motivos graves, como questões de saúde.
LEIA TAMBÉM:
● Embaixador afirma que Lula pode ter aproveitado viagem a Moscou para visitar Kiev
● Acompanhe vídeos de apagão generalizado que impacta países da Europa
● Falha na plataforma de controle de voos causou a exibição de aviões como “desaparecidos”
Apesar de se estimar que o Conclave comece no início de maio, ainda não há previsão oficial sobre quando a Igreja Católica terá um novo papa, devido ao modelo de votação e às regras da eleição.
Durante o período do Conclave, os cardeais participantes ficam isolados no Vaticano, em uma área denominada “zona de Conclave”. Eles também prestam um compromisso de sigilo sobre o processo eleitoral. As votações ocorrem na Capela Sistina.
Para ser eleito, um cardeal requer a aprovação de dois terços dos votos, que são confidenciais e destruídos após a votação. Se o próximo Conclave reunir 133 cardeais, serão necessários pelo menos 89 votos.
Fonte: Metrópoles