Operadora elétrica espanhola implementa plano de recuperação após queda de energia
28/04/2025 às 9h55

A Red Elétrica, empresa espanhola responsável pelo fornecimento de energia elétrica, anunciou nesta segunda-feira (28/4) que iniciará a recuperação da tensão no norte e no sul da península, o que é essencial para atender gradualmente o abastecimento de energia elétrica.
Múltiplas cidades de Portugal, Espanha e Itália registraram uma “falta de energia geral” no início desta segunda-feira, deixando pessoas sem eletricidade e sinal de celular, além de interromper operações em aeroportos e transportes rodoviários.
A empresa informou no X que se trata de um processo que envolve a energização gradual da rede de transmissão à medida que os grupos geradores são conectados. Continuamos trabalhando para restabelecer o fornecimento.
A operadora espanhola informou que planos de recuperação do abastecimento de energia foram ativados em parceria com empresas do setor após a queda de energia na península. As causas estão sendo analisadas e todos os recursos estão sendo dedicados para solucioná-las.
LEIA TAMBÉM:
● Apagão: população estoca água e comida na Espanha. Veja vídeo
● Embaixador afirma que Lula pode ter aproveitado viagem a Moscou para visitar Kiev
● Acompanhe vídeos de apagão generalizado que impacta países da Europa
De acordo com o jornal espanhol El País, ainda não há uma explicação oficial para as quedas de energia, embora nenhuma opção seja descartada, incluindo a possibilidade de um ataque cibernético. Os governos da Espanha, Itália e Portugal investigam a causa do apagão.
Há relatos de interrupções no fornecimento de energia elétrica em várias cidades de Portugal, incluindo Lisboa. Na Espanha, também foram registrados casos de falta de luz em cidades como Madrid e Barcelona.
Fonte: Metrópoles