Cidades espanholas iniciam o processo de retomada da energia elétrica após interrupção no fornecimento
28/04/2025 às 12h26

A Red Elétrica informou que a energia elétrica foi parcialmente restabelecida em certas regiões da Espanha. Espanha e Portugal, na Península Ibérica, estão enfrentando uma queda generalizada no fornecimento de energia desde as 12h30, horário local (aproximadamente 7h30, horário de Brasília).
A tensão já foi restabelecida em subestações em diversas áreas no norte, sul e oeste da península. Continuamos trabalhando com todos os recursos para restabelecer a energia o mais rápido possível em todo o território. O principal objetivo dos trabalhos de restauração nesta fase é restabelecer a energia para as unidades geradoras.
A recuperação da energia na Espanha pode demorar entre 6 e 10 horas, de acordo com a Red Elétrica.
O que se sabe até agora
A capital espanhola, Madri, declarou estado de emergência do nível 2 nesta segunda-feira, após diversas regiões do país enfrentarem uma paralisação generalizada. A medida eleva o nível de emergência para o nível 3, em linha com o Plano Territorial de Emergência Municipal (Pemam) para coordenar ações em situações de crise, incluindo desastres naturais ou falhas na infraestrutura.
LEIA TAMBÉM:
● Cardeal renunciou ao conclave após ser condenado por peculato
● Portugal informa que “operações essenciais estão asseguradas”
● Apagão: população estoca água e comida na Espanha. Veja vídeo
A prefeita Isabel Díaz Ayuso solicitou que o governo federal mobilizasse o exército para solucionar os problemas causados pela queda de energia.
O Aeroporto de Barajas permanece sem energia, e o metrô está parado e sem luz. Todo o tráfego ferroviário na Espanha foi interrompido.
O Hospital La Paz, um dos maiores de Madri, implementou um plano de economia de energia, desligando “iluminação desnecessária” em corredores e escritórios e suspendendo atendimentos não urgentes até terça-feira (29/4), conforme reportagem do jornal El País.
Os dados da rede elétrica espanhola, a Red Elétrica, indicam uma queda drástica em questão de segundos. Cidades como Sevilha, Barcelona e Pamplona também permanecem afetadas.
A extensão precisa das interrupções e o número de indivíduos impactados ainda não estão definidos.
Portugal em crise.
Ainda há relatos de falta de energia em várias cidades de Portugal, incluindo Lisboa, onde o aeroporto foi fechado. Informações iniciais apontam para o cancelamento de todos os voos.
Há escassez de enlatados e água nos supermercados, e as filas de clientes atingem uma hora de duração. A Unidade Local de Saúde Santa Maria ativou o plano de contingência 14h, horário local, suspendendo todas as atividades agendadas.
A previsão da operadora de redes energéticas REN, de Portugal, é que a normalização do fornecimento de energia levará até uma semana, em razão da complexidade do fenômeno e da necessidade de “equilibrar os fluxos elétricos internacionais”.
Fonte: Metrópoles