Presididos pelos ministros dos Brics, reunidos em Brasília, ocorre o primeiro encontro após a expansão do bloco

28/04/2025 às 23h57

Imagem PreCarregada
(Imagem da internet).

A reunião dos ministros das Relações Exteriores dos países membros do BRICS iniciou nesta segunda-feira (28), no Palácio do Itamaraty, em Brasília. Trata-se do primeiro evento oficial do grupo após a expansão de seus integrantes, com a participação também de países parceiros.

O ministro das Relações Exteriores do Brasil, Mauro Vieira, que coordena o encontro, destacou em entrevista ao Brics Brasil a relevância do evento para o país. Ele afirmou que o Brics representa uma “manifestação extremamente importante da cooperação multilateral” e funciona como plataforma para impulsionar o desenvolvimento dos países do Sul Global.

“Esperamos apresentar resultados concretos na próxima presidência da Índia”, acrescentou o chefe da diplomacia brasileira.

Na mesma data, durante a reunião dos ministros do BRICS, ocorreram negociações bilaterais. O chanceler russo, Serguei Lavrov, encontrou-se com o ministro das Relações Exteriores da China, Wang Yi. Ambos enfatizaram o elevado nível das relações entre a Rússia e a China, analisaram a execução dos acordos estabelecidos por seus líderes e discutiram os preparativos para a visita oficial do presidente chinês, Xi Jinping, à Rússia. A cooperação em fóruns multilaterais, incluindo a ONU, a Organização para Cooperação de Xangai, o BRICS e outros formatos internacionais, também foi abordada.

LEIA TAMBÉM:

Ademais, Lavrov encontrou-se com o ministro das Relações Exteriores da Etiópia, Gedion Timotheos. Os chanceleres reiteraram o compromisso com o fortalecimento da cooperação bilateral em diversas áreas, incluindo em fóruns internacionais. Além disso, expressaram apoio ao reforço das bases jurídicas para a consolidação de uma ordem mundial multipolar.

Verifique informações adicionais no Tv Brics, parceiro do Metrópoles.

Fonte: Metrópoles

Utilizamos cookies como explicado em nossa Política de Privacidade, ao continuar em nosso site você aceita tais condições.