Marco Krieger falece, sendo ex-vice-presidente da Fiocruz e defensor da vacinação

Krieger, em suas referências sobre imunização e vacinas, foi um dos cientistas que defendia a autorização de uso emergencial.

29/04/2025 7h40

1 min de leitura

Imagem PreCarregada
(Imagem de reprodução da internet).

Marco Aurélio Krieger faleceu na segunda-feira (28/4), sendo ex-vice-presidente de Produção e Inovação em Saúde da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz). Ele ocupava a função desde 2017, aos 61 anos, e enfrentava câncer.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Krieger atuou em questões relacionadas à imunização e vacinas, sendo um dos cientistas que defendeu a liberação do uso emergencial das vacinas desenvolvidas pela Fiocruz e pelo Instituto Butantan contra a Covid-19.

Ao defender a eficácia das vacinas contra a doença, Krieger teve um papel importante no enfrentamento do negacionismo científico e do movimento antivacinas, destacando uma nota da Fiocruz, em que se lamenta a morte do vice-presidente.

O cientista era um defensor da inovação tecnológica e estava comprometido em incluir novas vacinas, medicamentos e produtos no SUS. A nota ressalta que é fundamental promover um ambiente que estimule o desenvolvimento de projetos de inovação tecnológica e incentive o espírito empreendedor dos pesquisadores, enfatizando a dedicação do vice-presidente a projetos que pudessem ampliar o acesso da população a melhores vacinas e tratamentos por meio do SUS.

LEIA TAMBÉM:

Com bacharelado em Ciências Biológicas pela Universidade Federal do Paraná (UFPR), em 1987, e com títulos de mestre (1989) e doutor (1997) em Ciências Biológicas (Biofísica) pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), Krieger atuou como diretor-adjunto de Desenvolvimento Tecnológico, Prototipagem e Produção do Instituto Carlos Chagas (ICC/Fiocruz Paraná), coordenador do Instituto de Biologia Molecular do Paraná (IBMP) e coordenador-técnico da Unidade de Produção da Fiocruz para Diagnóstico de Ácido Nucleico.

Não há informações sobre velório e enterro.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Fonte: Metrópoles

Ative nossas Notificações

Ative nossas Notificações

Fique por dentro das últimas notícias em tempo real!

Utilizamos cookies como explicado em nossa Política de Privacidade, ao continuar em nosso site você aceita tais condições.