O Ministério do Trabalho é responsável pela regulamentação do Vale-Realização

O presidente do Banco Central, Gabriel Galípolo, afirmou que a instituição não elabora políticas públicas nessa área.

29/04/2025 12h24

1 min de leitura

Imagem PreCarregada
(Imagem de reprodução da internet).

O presidente do Banco Central (BC), Gabriel Galípolo, afirmou nesta terça-feira (29/4) que a regulamentação do vale-alimentação (VA) e do vale-refeição (VR) – proposta do governo Lula para diminuir a inflação dos alimentos – é uma questão da competência do Ministério do Trabalho e Emprego.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

O Banco Central, como vocês sabem, não desenvolve e não formula qualquer tipo de política pública nesse sentido. Estará sempre à disposição para colaborar no desenvolvimento técnico do que for necessário.

Ele reiterou que, quando os poderes democraticamente eleitos reconhecerem que a instituição deve assumir alguma função, compete ao Banco Central executá-la, “desde que possua as condições e os recursos necessários e que isso faça sentido”.

Leia também:

Regulamentação do PAT

A regulamentação do Programa de Alimentação do Trabalhador (PAT) foi discutida em reunião entre o ministro da Fazenda, Fernando Haddad, o ministro do Trabalho, Luiz Marinho, e o presidente do Banco Central. Há um impasse entre a autoridade monetária e os demais órgãos sobre a administração do negócio.

Após a reunião, Haddad afirmou que o governo prepara o anúncio das novas regras que regulamentam o PAT, que seriam publicadas “em até maio”, nos próximos 30 dias.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Compreenda o PAT

O Banco Central não considera este mercado como risco para o sistema de pagamentos brasileiro e tem reiterado que não irá regulamentar o segmento.

Seria, então, designada essa responsabilidade ao Conselho Monetário Nacional (CMN), Órgão superior do Sistema Financeiro Nacional, que conta com o Banco Central e os ministérios da Fazenda e do Planejamento. O CMN se reúne uma vez por mês.

Fonte: Metrópoles

Ative nossas Notificações

Ative nossas Notificações

Fique por dentro das últimas notícias em tempo real!

Utilizamos cookies como explicado em nossa Política de Privacidade, ao continuar em nosso site você aceita tais condições.