Trump cumpre 100 dias e afirma ter conhecimento superior sobre taxas de juros em relação ao Federal Reserve
29/04/2025 às 21h28

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, criticou o Banco Central do país (FED) durante seu discurso comemorativo dos 100 primeiros dias de governo na terça-feira (29/4).
Trump criticou o presidente da instituição, Jerome Powell, e afirmou entender mais sobre taxas de juros do que ele. “Eu vou ser muito respeitoso ao FED. Não devemos criticar o FED. Devemos deixar ele fazer o seu trabalho. Eu sei um pouco mais do que ele a respeito de taxas de juros. E no último mês tivemos a maior queda nos preços ao consumidor desde a pandemia”, disse Trump.
Os ataques de Trump ao FED têm como motivação o interesse do presidente dos EUA de que a instituição reduza a taxa de juros. A expectativa de Trump é que a redução nos juros fomentem o crédito e isto favoreça a expansão da economia. O banco resiste, no entanto, por receio de que a inflação apurada oficialmente continue em patamares elevados para os padrões norte-americanos. A taxa de juros, no momento varia de 4,25% a 4,5%.
A inflação está diminuindo significativamente. As taxas de juros também reduziram, embora eu tenha alguém no FED que não está desempenhando bem o seu papel, e eu não vou comentar sobre isso.
LEIA TAMBÉM:
● Jovem japonês é resgatado e, após o ocorrido, esquece o celular, sendo necessário um novo resgate
● Turista registra o começo de ataque terrorista que ceifou 26 vidas na Índia
● Três cardeais serão excluídos do consagração. Saiba o motivo
Em seu pronunciamento, ocorrido em Michigan, Trump abordou também temas como imigração, críticas aos democratas e ataques à China.
Fonte: Metrópoles