Nutricionista apresenta 5 orientações para uma dieta equilibrada no outono
30/04/2025 às 8h47

Com o outono, as temperaturas diminuem e o frio aumenta o apetite por alimentos mais calóricos, o que pode dificultar a manutenção de uma dieta equilibrada, necessitando de ajustes no cardápio.
Essa alteração no apetite possui explicação científica. Um estudo publicado no Journal of Clinical Endocrinology & Metabolism, em 2014, demonstrou que o corpo eleva a taxa metabólica em ambientes frios para produzir calor e manter a temperatura interna estável.
Em temperaturas baixas, o organismo necessita de maior energia para se manter aquecido, o que pode levar ao aumento do desejo por alimentos ricos em carboidratos e gorduras, segundo Carolina Faiad, coordenadora de nutrição da Clínica Seven.
A novidade é que é possível suprir essa necessidade energética do organismo sem renunciar a uma alimentação saudável. A seguir, veja cinco dicas da nutricionista para manter o equilíbrio no outono:
LEIA TAMBÉM:
● Médicas superam médicos no Brasil pela primeira vez
● Consumir pimenta pode ser recomendado durante a gravidez, segundo estudos
● Consumo elevado de alimentos industrializados eleva o risco de inflamação na gengiva
Invista em sopas e caldos nutritivos.
Essas preparações aquecem, confortam e ainda podem ser bastante nutritivas. Segundo Carolina, é possível incluir ingredientes como legumes, grãos integrais e proteínas magras. Caldo de abóbora, por exemplo, é rico em vitamina A e fibras. Já caldos com frango e vegetais fornecem proteínas e minerais importantes.
Priorize os carboidratos complexos.
São opções mais estáveis e auxiliam na sensação de saciedade. Entre as boas escolhas estão batata-doce, abobora, quinoa e grãos integrais. “São alimentos ricos em fibras e evitam picos de fome”, afirma Carolina.
Leia a matéria completa no site Alto Astral, parceiro do Metrópoles.
Acompanhe a linha editorial de Saúde e Ciência no Instagram e no Canal do Whatsapp e esteja sempre informado sobre as novidades do assunto!
Fonte: Metrópoles