CBF e GDF promovem campanha contra o racismo no futebol

30/04/2025 às 18h03

Imagem PreCarregada
(Imagem da internet).

A Confederação Brasileira de Futebol (CBF) e o Governo do Distrito Federal (GDF) lançarão uma campanha contra o racismo no futebol. A iniciativa terá início na Arena BRB, antes da partida entre Vasco e Palmeiras, organizada pelo Metrôpoles Sports, neste domingo (4/5).

Jogadores e torcedores de ambos os times entram em campo com uma faixa que diz: “Não é só falta grave, é cartão vermelho para o racismo”. Torcedores, autoridades e atletas vão levantar simultaneamente cartões vermelhos, em protesto coletivo de repúdio ao racismo no esporte. Os cartões serão distribuídos antes da partida, na entrada da Arena BRB.

O lançamento da campanha “Cartão Vermelho para o Racismo” representa a força de uma sociedade que não tolera mais o silêncio em relação ao preconceito. A parceria com a CBF reforça essa construção coletiva e o modelo que estamos desenvolvendo será um marco no combate ao racismo nos estádios. Estamos implementando uma política pública pioneira, que une prevenção, educação e ação institucional para transformar, de forma definitiva, a cultura do esporte”, afirmou a secretária de Justiça e Cidadania do DF, Marcela Passamani.

A campanha marca o início de uma cooperação que será expandida nos próximos meses, incluindo a realização de cursos de letramento racial e um amplo debate com clubes esportivos.

LEIA TAMBÉM:

A pasta declarou que a proposta é desenvolver e implementar um modelo no Distrito Federal que sirva de referência nacional para questões de espaços do futebol, com o objetivo de fortalecer a prevenção e a resposta a episódios de racismo dentro e fora dos estádios.

Fonte: Metrópoles

Utilizamos cookies como explicado em nossa Política de Privacidade, ao continuar em nosso site você aceita tais condições.