Identifique alimento que promove a regeneração de neurônios e melhora a memória

Pesquisadores da Universidade de Queensland, na Austrália, investigaram os impactos de um fungo na regeneração neuronal.

02/05/2025 10h42

1 min de leitura

Imagem PreCarregada
(Imagem de reprodução da internet).

Uma pesquisa inovadora da Universidade de Queensland, na Austrália, revelou que o *Hericium erinaceus*, também chamado de “hongo melena de leão”, possui características que promovem a regeneração de neurônios e o fortalecimento da memória. A descoberta oferece novas possibilidades no tratamento de doenças neurodegenerativas.

O *Hericium erinaceus* promove a regeneração dos nervos periféricos ao estimular a atividade neurotrófica do fator de crescimento nervoso, segundo estudo publicado no Journal of Neurochemistry. Os resultados demonstraram um aumento de 40% na formação de novas conexões neuronais.

O cogumelo, utilizado há séculos na medicina tradicional asiática, apresenta agora benefícios comprovados pela ciência moderna, com potencial para transformar os cuidados com a saúde do cérebro.

O fungo age no sistema nervoso.

O segredo reside em dois compostos distintos: a Hericenona A, que promove a produção do fator de crescimento nervoso, e a Erinacina E, que protege os neurônios contra a degeneração.

LEIA TAMBÉM:

Continue lendo no site NSC Total, parceiro do Metrópoles.

Fonte: Metrópoles

Ative nossas Notificações

Ative nossas Notificações

Fique por dentro das últimas notícias em tempo real!

Utilizamos cookies como explicado em nossa Política de Privacidade, ao continuar em nosso site você aceita tais condições.