A ordem judicial determinou a suspensão da aquisição de 15 mil coletes à prova de balas para o Ministério Público de São Paulo

A SSP nega desabastecimento, em razão do vencimento de coletes à prova de bala, que estão sendo substituídos em alguns batalhões.

02/05/2025 10h48

1 min de leitura

Imagem PreCarregada
(Imagem de reprodução da internet).

São Paulo — A Justiça de São Paulo suspendeu, em decisão liminar desta terça-feira (30/5), o leilão eletrônico de compra de 15 mil coletes balísticos para a Polícia Militar de São Paulo.

A decisão responde a uma solicitação de uma das concorrentes, que questiona o edital lançado em janeiro pelo Centro de Material Bélico da PM. A empresa argumenta que o edital exigia que os coletes oferecidos pelos concorrentes possuíssem um certificado que só pode ser emitido por laboratórios americanos, com reconhecimento do governo dos EUA.

O juiz Kenichi Koyama, da 15ª Vara da Fazenda Pública, considerou os critérios como “anticompetitivos”, pois limitariam o acesso de fornecedores nacionais ao pregão.

Em fevereiro, o Metrópoles noticiou que batalhões da polícia do estado estão revezando coletes à prova de bala devido ao vencimento de alguns equipamentos. A Secretaria de Segurança Pública (SSP) informou que a reposição desses itens está ocorrendo gradualmente, por meio da aquisição de 17 mil coletes, com entrega total prevista para o final do mês.

LEIA TAMBÉM:

A secretaria informa que a decisão judicial não compromete a aquisição de coletes balísticos para a substituição de equipamentos com validade até o segundo semestre de 2026. Segundo a SSP, não há risco de desabastecimento ou prejuízo à segurança dos policiais militares.

A nota ainda indica que “a Polícia Militar analisa as medidas judiciais cabíveis e responderá à decisão judicial, dentro do prazo legal”.

Fonte: Metrópoles

Ative nossas Notificações

Ative nossas Notificações

Fique por dentro das últimas notícias em tempo real!

Utilizamos cookies como explicado em nossa Política de Privacidade, ao continuar em nosso site você aceita tais condições.