Chile: habitantes evacuam devido a terremoto e alerta de tsunami

Um terremoto de magnitude 7,5 atingiu o Chile, na sexta-feira (2/5). O governo ordenou a evacuação da população da região sul do país.

02/05/2025 13h27

1 min de leitura

Imagem PreCarregada
(Imagem de reprodução da internet).

Após um terremoto de magnitude 7,5 ser registrado no extremo sul do Chile, e o governo do país convocar uma evacuação de toda a costa da região de Magalhães – que tem alerta vermelho para tsunami –, a população começa a deixar a região. Vídeos compartilhados nas redes sociais mostram os moradores evacuando a cidade.

Inicialmente, o Serviço Geológico dos Estados Unidos classificou o trepador como de 7,4. Posteriormente, o Serviço Nacional de Prevenção e Resposta a Desastres do Chile elevou a magnitude para 7,5.

 

LEIA TAMBÉM:

No vídeo, observa-se o desespero da população diante dos efeitos do terremoto e o recebimento da notificação de evacuação total nos dispositivos móveis.

O que está ocorrendo.

Através das redes sociais, o presidente do Chile, Gabriel Boric, solicitou a evacuação de toda a costa da região de Magalhães. “Apelamos à evacuação de toda a costa da região de Magalhães. Neste momento, nosso dever é prevenir e ouvir as autoridades”, escreveu Boric na rede social X.

O presidente também comunicou que iniciou a gestão de riscos de desastres regionais e nacionais. “Todos os recursos estaduais estão disponíveis”, ressaltou.

O Senapred emitiu um alerta vermelho para tsunami na região. “Lembre-se de agir com calma e seguir as instruções das autoridades e equipes de resposta. Durante a evacuação, não se esqueça de considerar seu animal de estimação e suas necessidades”, escreveu o órgão.

Até o momento, não há informações sobre danos ou vítimas em nenhum dos dois países.

Fonte: Metrópoles

Ative nossas Notificações

Ative nossas Notificações

Fique por dentro das últimas notícias em tempo real!

Utilizamos cookies como explicado em nossa Política de Privacidade, ao continuar em nosso site você aceita tais condições.