Nova tarifa sobre camisas de Trump entra em vigor nesta sexta-feira (2/5)

Trump anunciou que a isenção mínima (conhecida como De Minimis) expiraria em 2 de maio de 2025.

02/05/2025 18h13

1 min de leitura

Imagem PreCarregada
(Imagem de reprodução da internet).

As tarifas cobradas de empresas de e-commerce, implementadas pelo governo Donald Trump como parte da disputa comercial com a China, começaram a valer nesta sexta-feira (2/5). Em retaliação, as varejistas chinesas Shein e Temu já anunciaram o aumento dos preços das remessas para os Estados Unidos.

Entenda.

A isenção limitada a um valor mínimo também é aplicada em países da Europa (com variações). No Brasil, o De Minimis existia até 2024 e era restrito a compras até US$ 50. Contudo, após pressão do varejo nacional, o Congresso aprovou e o presidente Lula (PT) sancionou uma cobrança de 20% sobre esses itens até US$ 50, denominada “taxa das blusinhas”. O encerramento da isenção gerou desgaste ao governo petista, em especial ao ministro da Fazenda, Fernando Haddad.

Reação da Shein

A Shein elevou os preços de seus produtos nos Estados Unidos em até 377%. A variação se aplica a uma vasta gama de produtos, incluindo roupas, utensílios de cozinha e itens de beleza.

A maior parte das promoções realizadas pela Shein nos EUA aconteceu na sexta-feira (25/4). A variação foi significativa. Destacam-se dez itens de panos de cozinha, com aumento de 377% no preço. O preço médio dos 100 principais produtos de beleza e saúde subiu 51%, com alguns itens ultrapassando a duplicação do valor. Houve um aumento de 8% nos preços das roupas femininas.

LEIA TAMBÉM:

A Temu anunciou, por meio de comunicado, que seus custos operacionais cresceram devido à ordem emitida pelo governo americano, e, implementará ajustes nos preços dos produtos comercializados nos Estados Unidos.

Fonte: Metrópoles

Ative nossas Notificações

Ative nossas Notificações

Fique por dentro das últimas notícias em tempo real!

Utilizamos cookies como explicado em nossa Política de Privacidade, ao continuar em nosso site você aceita tais condições.