Coreia do Sul: Partido conservador indica ex-ministro como candidato

Kim Moon-soo foi ex-ministro do Trabalho no governo de Yoon Suk Yeol.

03/05/2025 7h15

1 min de leitura

Imagem PreCarregada
(Imagem de reprodução da internet).

O Partido do Poder Popular da Coreia do Sul, de orientação conservadora, anunciou neste sábado (3) o ex-ministro do Trabalho, Kim Moon-soo, como candidato à eleição presidencial de 3 de junho, após a renúncia do presidente Yoon Suk Yeol devido à tentativa de decretar estado de emergência.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Kim enfrentará o candidato liberal do Partido Democrata, Lee Jae-myung, que obteve vantagem expressiva em relação aos candidatos conservadores nas pesquisas.

Aos 73 anos, Kim foi ativista trabalhista na universidade, mas posteriormente se tornou um conservador linha-dura, sendo ministro do Trabalho no governo de Yoon e prometendo implementar políticas favoráveis às empresas, caso vencesse a eleição.

Kim afirmou, em seu discurso de aceitação, que o país enfrenta uma crise política causada por uma campanha agressiva de impeachment por parte da oposição.

LEIA TAMBÉM:

A Coreia do Sul enfrenta uma crise, declarou Kim. O Partido Democrata apresentou acusações de impeachment contra 31 indivíduos.

Ele mencionou que houve uma campanha abrangente e sem distinção contra o Primeiro-Ministro, o Vice-Primeiro-Ministro para Assuntos Econômicos, diversos ministros, o chefe do Conselho de Auditoria e Inspeção, o presidente da Comissão de Comunicações da Coreia, o Procurador-Geral e até mesmo promotores que coordenam investigações.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Kim também prometeu reformar a Constituição, que foi modificada pela última vez em 1987.

A eleição foi convocada devido à sua destituição da presidência em abril pelo Tribunal Constitucional, que julgou ter cometido uma violação de deveres ao decretar lei marcial em 3 de dezembro sem justificativa.

Fonte: CNN Brasil

Ative nossas Notificações

Ative nossas Notificações

Fique por dentro das últimas notícias em tempo real!

Utilizamos cookies como explicado em nossa Política de Privacidade, ao continuar em nosso site você aceita tais condições.