Janja chega a Moscou cinco dias antes de Lula e visita o Kremlin

A primeira-dama seguirá uma extensa programação até a chegada do presidente à Rússia, na quinta-feira (8).

03/05/2025 11h13

1 min de leitura

Imagem PreCarregada
(Imagem de reprodução da internet).

A primeira-dama, Janja Lula da Silva, chegou em Moscou na sexta-feira (3), cinco dias antes da chegada do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) à Rússia para uma série de encontros oficiais.

Em Moscou, Janja esteve no Kremlin, sede do Executivo e residência oficial do presidente Vladimir Putin.

A primeira-dama realizará encontros com a comunidade brasileira na Rússia e seguirá uma agenda de diversos temas, incluindo educação, cultura e a Aliança Global Contra a Fome e a Pobreza, nos próximos dias, conforme informado pelo Palácio do Planalto.

A iniciativa foi lançada pelo Brasil durante o encontro do G20 no Rio de Janeiro, no mês passado, período em que o país liderou a Presidência rotativa do fórum.

LEIA TAMBÉM:

O tour de Janja também contempla locais como o Teatro Bolshoi, o Museu Hermitage, a Catedral do Sangue Derramado e a Fábrica de Porcelana Imperial.

A primeira-dama ainda tem agendada a visita à cidade de São Petersburgo. Durante o percurso, está previsto um encontro com professores e estudantes dos cursos de Português e Relações Internacionais da Universidade Estatal de São Petersburgo.

Com a chegada de Lula em Brasília na quinta-feira (8), Janja o acompanhará em todos os eventos oficiais.

Agenda na Rússia e ida à China

Luiz Inácio Lula da Silva participará das celebrações do 80º aniversário do Dia da Vitória, convite de Vladimir Putin, na sexta-feira (9) em Moscou.

A data comemora a vitória do então União Soviético sobre a Alemanha Nazista na Segunda Guerra Mundial (1939-1945), também chamada de Grande Guerra Patriótica pelos soviéticos.

O presidente viajará no próximo sábado (10) para a Rússia e prosseguirá para a China, onde participará da reunião da Comunidade de Estados Latino-Americanos e Caribenhos (CELAC) com representantes chineses.

A saída do presidente do país asiático deve ocorrer no dia 13, finalizando a viagem internacional de Lula.

forma clara

Fonte: CNN Brasil

Ative nossas Notificações

Ative nossas Notificações

Fique por dentro das últimas notícias em tempo real!

Utilizamos cookies como explicado em nossa Política de Privacidade, ao continuar em nosso site você aceita tais condições.