Bolívia: grupo é resgatado dias após avião cair em pântano com jacarés

Grupo resistiu com chocolate e farinha de mandioca.

03/05/2025 13h11

2 min de leitura

Imagem PreCarregada
(Imagem de reprodução da internet).

Seis indivíduos foram salvos de um pântano com grande concentração de jacarés, cerca de dois dias após o acidente de um avião na floresta amazônica da Bolívia.

A aeronave, com um piloto e quatro passageiros, incluindo uma criança, caiu na quarta-feira (30), sendo o grupo resgatado na manhã de sexta-feira (2), conforme informado pelo Ministério da Defesa da Bolívia em comunicado.

Ninguém do grupo sofreu ferimentos graves e a sobrevivência deles se deu com base em chocolate e farinha de mandioca.

O avião decolou do município de Bauru, no norte do país, com destino à cidade de Trinidad, informou o ministério.

LEIA TAMBÉM:

Cinquenta minutos após a decolagem, o piloto comunicou falhas técnicas antes da perda de comunicação, de acordo com a assessoria.

O piloto, identificado pela imprensa como Pablo Andrés Velarde, de 27 anos, realizou um pouso de emergência, mas a aeronave encostou próximo a um ninho de jacarés, conforme relatado à agência Unitel.

Sentamos em um pântano e, bem ao lado, havia um ninho de jacarés. Contudo, devido ao combustível que vazou da aeronave, a água foi contaminada e o odor intenso os assustou, embora não se aproximassem para nos atacar, conforme relatou em entrevista em seu leito de hospital na sexta-feira.

Mirtha Fuentes relatou à imprensa a emoção de ter sobrevivido à queda do avião.

Ela ressaltou à Unitel que todos choravam de felicidade por estarem vivos, apesar dos hematomas, e por terem muita sorte, graças a Deus e à rapidez de raciocínio e inteligência do piloto.

O Ministério da Defesa e a Defesa Civil da Bolívia acionaram uma operação de busca e salvamento, porém as primeiras 48 horas foram afetadas por “condições climáticas adversas”, segundo a pasta.

Vários aviões passaram pela área, mas não os avistaram, informou a imprensa.

O grupo sobreviveu com alimentos racionados recuperados pelo piloto do avião submergido, conforme relatou o aviador Unitel, antes de serem encontrados por pescadores na manhã de sexta-feira.

A Força Aérea da Bolívia transportou de helicóptero os cinco sobreviventes para a cidade de Trinidad, conforme comunicou o Ministério da Defesa.

Devido ao trabalho de nossa equipe especializada, os cinco resgatados, incluindo uma criança, estão vivos e estamos realizando todos os esforços para levá-los a áreas seguras e fornecer-lhes o atendimento médico necessário, declarou o presidente boliviano, Luis Arce, em um comunicado.

Fonte: CNN Brasil

Ative nossas Notificações

Ative nossas Notificações

Fique por dentro das últimas notícias em tempo real!

Utilizamos cookies como explicado em nossa Política de Privacidade, ao continuar em nosso site você aceita tais condições.