Ministros do governo Lula se reunirão com parlamentares na Câmara desta semana
Quatro ministros devem participar de sessões em comissões da Casa; Marina Silva e Mauro Vieira são obrigados a comparecer.

O governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) deve lidar com uma nova pressão da oposição nesta semana no Congresso Nacional. Quatro ministros estão previstos para comparecerem em comissões da Casa.
O ministro Mauro Vieira (Relações Exteriores) foi chamado para comparecer em sessão da Comissão de Relações Exteriores e Defesa Nacional (Creden). Dada a natureza da convocação, ele estará obrigado a participar.
A situação é semelhante à da ministra Marina Silva (Meio Ambiente), que foi chamada para prestar esclarecimentos na Comissão de Agricultura, Pecuária e Abastecimento.
Paulo Teixeira (Desenvolvimento Agrário) e Luiz Marinho (Trabalho) foram convidados a participar de sessões colegiadas das comissões de Agricultura, Pecuária e Abastecimento e de Trabalho, respectivamente.
LEIA TAMBÉM:
● Novo ministro da Previdência é alvo de críticas da oposição
● Bloco opositor busca impedir nomeação de novo ministro; governo prioriza compensação de inativos
● Médicos recomendam que Bolsonaro não compareça a evento pela anistia nesta semana
A presença dos ministros se dá em um cenário de crise no governo Lula, após a Polícia Federal e a Controladoria-Geral da União exporem um esquema de desvios de recursos estimado em R$ 6 bilhões no Instituto Nacional do Seguro Social.
Carlos Lupi (PDT), ex-ministro da Previdência Social, estava programado para comparecer à Comissão de Defesa dos Direitos da Pessoa Idosa da Câmara na terça-feira (6).
Ele renunciou na última sexta-feira e não será mais obrigado a comparecer à sessão.
Mauro Vieira
A nomeação do ministro Mauro Vieira para sessão na terça-feira (6) decorre de um pedido dos deputados Evair de Melo (PP-ES), Carla Dickson (União-RN), Carla Zambelli (PL-SP), Osmar Terra (MDB-RS), Marco Feliciano (PL-SP), Sargento Fahur (PSD-PR), Silvia Waiãpi (PL-AP) e Zucco (PL-RS).
Os deputados buscam esclarecimentos sobre a concessão de asilo diplomático à ex-primeira dama do Peru, Nadine Heredia, que foi condenada pela Justiça peruana por corrupção no caso Odebrecht.
Marina Silva
A ministra do Meio Ambiente foi chamada para dar explicações na quarta-feira (7) em relação aos impactos ambientais da construção de uma nova rodovia em Belém (PA), destinada a receber a 30ª Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas (COP30).
Os deputados também desejam interrogar a ministra em relação ao seu envolvimento no Acampamento Terra Livre (ATL), evento que congregou milhares de indígenas em Brasília em abril.
Policiais e indígenas se envolveram em confronto durante uma manifestação em frente ao Congresso Nacional.
Os requerimentos foram apresentados pelos deputados Evair de Melo e Rodolfo Nogueira (PL-MS).
Paulo Teixeira
O ministro foi chamado para a sessão de terça-feira para discutir temas como o aumento dos preços dos alimentos e o processo de regularização fundiária no Brasil.
Os requerimentos foram apresentados pelos deputados Evair de Melo, Coronel Fernanda (PL-MT), Albuquerque (Republicanos-RR), João Daniel (PT-SE) e Domingos Neto (PSD-CE).
Luiz Marinho
Luiz Marinho foi convocado para audiência da Comissão de Trabalho na quarta-feira, onde discutirá o planejamento do ministério para 2025 e assuntos relacionados à sua área de atuação.
Fonte: CNN Brasil