Haddad tem encontro com secretário do Tesouro dos EUA

O encontro com Scott Bessent teve lugar hoje, na Califórnia.

04/05/2025 16h20

2 min de leitura

Imagem PreCarregada
(Imagem de reprodução da internet).

O ministro da Fazenda, Fernando Haddad, encontrou-se neste domingo (4) com o secretário de Tesouro dos Estados Unidos, Scott Bessent, em um cenário de guerra comercial iniciada por Donald Trump e com indícios de amenização das tensões com a China.

O encontro ocorreu no hotel Beverly Hilton, na Califórnia, entre 11h e 12h (15h às 16h, em Brasília).

Ainda neste domingo, Haddad participa de um jantar da 28ª Conferência Global Instituto Milken, também em Los Angeles.

O primeiro encontro pessoal ocorreu entre os chefes das equipes econômicas do Brasil e dos Estados Unidos, durante o segundo mandato de Trump.

LEIA TAMBÉM:

O ministro viajou para os Estados Unidos neste sábado (3) para apresentar o plano nacional de data centers.

O itinerário planejado inclui atividades em Los Angeles e San José, nos Estados Unidos, e na Cidade do México, capital do México.

A viagem visa participar da Conferência Global Milken Institute, a ser realizada na próxima segunda-feira (5) em Los Angeles. Haddad pretende discutir temas como a COP30, a economia brasileira e a global.

O ministro irá utilizar a viagem para promover o plano nacional de data centers. Espera-se que o novo marco seja apresentado pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) neste mês. A iniciativa contempla incentivos fiscais, segurança jurídica e normas específicas para o setor.

Adicionalmente, são apontadas como compromissos as reuniões bilaterais com Ruth Porat, CFO do Google, e com Jensen Huang, CEO da Nvidia. Também está agendada uma reunião bilateral com executivos da Amazon.

As reuniões de Haddad com Nvidia e Amazon devem focar em data centers, conforme apurado pela CNN. Já a agenda com o Google deve ser mais abrangente, incluindo questões regulatórias.

Durante a viagem, o ministro também participará de um café da manhã que está sendo organizado pela Amcham Brasil. A expectativa é que o encontro reúna empresários brasileiros e representantes dos principais grupos econômicos norte-americanos.

Após as agendas nos EUA, Haddad seguirá para a Cidade do México, onde terá um encontro com Edgar Amador Zamorra, secretário da Fazenda e Crédito Público do país. O encontro tem como foco aprofundar as relações bilaterais entre as nações. Haddad só retorna a Brasília em 8 de maio.

Professor aponta falha estrutural na economia global.

Com informações de Vitória Queiroz, da CNN no Brasil.

Fonte: CNN Brasil

Ative nossas Notificações

Ative nossas Notificações

Fique por dentro das últimas notícias em tempo real!

Utilizamos cookies como explicado em nossa Política de Privacidade, ao continuar em nosso site você aceita tais condições.